Política

Lídice realiza debate sobre situação de comunidades quilombolas no Brasil

Convidados da deputada são o parlamentar Bira do Pindaré (PSB-MA) e o coordenador do Coletivo de Entidades Negras, Yuri Silva_

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) promove, nesta segunda-feira (12), um debate sobre a situação das comunidades quilombolas no Brasil. A live, que será transmitida no YouTube e Facebook, a partir das 19h, terá as participações do também deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) e do jornalista e ativista Yuri Silva, do Coletivo de Entidades Negras.

Bira do Pindaré começou sua jornada política na Pastoral da Juventude da Igreja católica, e ao lado de outros onze jovens, fundou o primeiro grupo de jovens da comunidade católica do Vinhais.

Também atuou nos movimentos estudantis e sindicais, em especial, na entidade que representa os bancários, uma vez que foi funcionário da Caixa Econômica Federal.

Lutou contra a escravidão contemporânea ,uma bandeira que marcou profundamente a sua vida, e atualmente tem uma destacada atuação na Câmara dos Deputados, sobretudo na pauta do povo quilombola.

Foi vereador, deputado estadual e está em seu primeiro mandato em Brasília.

Já Yuri Silva é jornalista e pós graduado em Gestão de Mídias Sociais Digitais pela Unijorge. É coordenador nacional do Coletivo de Entidades Negras (CEN) e coordenador de Direitos Humanos do Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE).

Também é membro do Conselho Editorial do portal Mídia 4P, da Carta Capital. É ativista antirracista, LGBTQIA+ e das pautas dos Direitos Humanos. Como jornalista, atuou como repórter de Cidade, Política, Economia e outras seções do jornal A TARDE entre 2013 e 2018, especializando-se na cobertura de temas relacionados à pauta negra, das religiões afro-brasileiras e dos poderes Executivo e Legislativo de forma geral. Também trabalhou no jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, como correspondente na Bahia durante as eleições presidenciais e estaduais de 2018.

Atualmente, atua em São Paulo na construção de um Programa de Compliance em Direitos Humanos para promover inclusão e diversidade em empresas privadas. Também é consultor na área de comunicação e política, atuando com marketing eleitoral e político.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: