Política

Lídice condena ataques à Liberdade de Imprensa e cobra fiscalização da disseminação de conteúdo de ódio pela web

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, nesta quarta-feira (08), a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) condenou as ameaças recebidas pelos jornalistas Lucas Neiva e Vanessa Lippelt, do site Congresso em Foco, por militantes que se reúnem virtualmente num site de extrema-direita. A parlamentar baiana condenou o anonimato e a divulgação de conteúdos de ódio nazistas, racistas e violentos, nos quais usuários postaram mensagens de violência explícita no image board.

Ela denunciou a estratégia de viralização e movimentação ilegal de criptomoedas para o financiamento de produção de fakes news. “Isso sim é uma ameaça à democracia e não as urnas eletrônicas”, disse em resposta ao discurso bolsonarista que tenta desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

O imageboard, também chamado pelos usuários de chan, é um fórum anônimo em que internautas se comunicam sem qualquer tipo de identificação, não havendo distinção entre eles. Ataques a movimentos sociais, propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo declaradamente racista e antissemita, bem como teorias de conspiração ocupam o topo das abas políticas desses sites.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: