Cultura

Lauro de Freitas ganha núcleo do Neojiba para 200 crianças e adolescentes

Lauro de Freitas ganhará um Núcleo de Prática Musical do Neojiba, programa do Governo da Bahia que já transformou a vida de 10 mil crianças e jovens por meio da música. A criação da unidade foi oficializada nesta terça-feira (15), em ato com a participação do secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, da prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, e do diretor-geral do Neojiba, o maestro Ricardo Castro.

O novo núcleo vai beneficiar mais de 200 crianças e jovens em Lauro de Freitas, uma das maiores cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Antes do ato, os participantes acompanharam e se emocionaram com uma parte do ensaio da Orquestra Castro Alves, formada por crianças e jovens de Salvador.

“Estamos muito felizes com esse núcleo. Participei desse processo do Neojiba quando fui secretária de Desenvolvimento Social e agora estamos levando essa oportunidade para as nossas crianças. Eu considero esse programa como um dos mais importantes da nossa história, por isso esse é um momento de orgulho para nossa cidade”, afirmou Moema Gramacho.

Para o secretário da SJDHDS, Carlos Martins, pasta a qual o Neojiba está vinculado, “esse é um momento de consolidação. São 15 anos de história e avanços. O programa se fez presente com inovação, durante toda a pandemia, ou seja, se consolida como o maior programa de inclusão social pela música em todo o Brasil”.

“Ficamos ainda mais orgulhosos de ver o crescimento do Neojiba, beneficiando ainda mais crianças e jovens. Os desafios são inúmeros, mas o avanço e o impacto social fazem valer a pena o nosso trabalho”, afirmou o maestro Ricardo Castro, que participou do ato de forma virtual direto de Barcelona.

O coordenador do núcleo de Lauro de Freitas, Alexandre Guimarães, falou da emoção e da expectativa para o início das atividades. “Sem dúvida alguma, esse novo núcleo será fundamental. Agradeço a todos e todas pela confiança e tenho certeza que vamos levar muita música e mudanças de vidas para Lauro de Freitas”, pontuou.

Também participaram do ato o superintendente de Direitos Humanos da SJDHDS, Jones Carvalho; o vice-prefeito de Lauro de Freitas, Vidigal Cafazeiro; além de diretores e assessores do Neojiba, da SJDHDS e da prefeitura de Lauro de Freitas, e vereadores.

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. O programa é mantido pelo Governo do Estado, vinculado à SJDHS e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música.

O Neojiba já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4,5 mil indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: