Sem categoria

Larco implementa sistema de automação inovador em base de Candeias

A base da distribuidora de combustível Larco em Candeias (BA) está implementando na unidade um sistema de automação industrial. De acordo com o diretor de operações Márcio Sales, um dos principais benefícios que essa aquisição proporciona à base é a maior confiabilidade na operação, já que o sistema e equipamentos oferecem uma tecnologia precisa no processo de medição, carregamento e descarregamento dos produtos.

 

“É um procedimento 100% automatizado com verificação de temperatura, volume e densidade, fatores que impactam a quantificação do combustível e do biocombustível”, afirma. “Todas as informações são apuradas sem intervenção humana, ocasionando uma menor possibilidade de erros e de fraudes”, disse.

 

Além disso, outra grande vantagem desta implementação, que está em fase de conclusão, gira em torno da otimização de recursos e tarefas a favor do aperfeiçoamento em toda a cadeia produtiva da empresa. “Ganhamos em produtividade e performance com o aumento da vazão, capacidade de carregamento e descarregamento, diminuindo o tempo de operação e possibilitando ao motorista aprimorar sua logística”, relata o diretor de operações da Larco. A partir dessa evolução tecnológica ampliam-se os ganhos financeiros e de tempo e, consequentemente, a distribuidora consegue processar uma quantidade maior de produto com estes equipamentos, porém com mais eficiência. A previsão é que todo o sistema já esteja devidamente instalado na primeira quinzena de fevereiro de 2021. 

 

Em contrapartida, um dos maiores desafios na implementação deste projeto envolveu o alto investimento , de aproximadamente R$ 5 milhões. Isso se torna um diferencial no mercado, uma vez que os concorrentes não possuem uma solução completa como esta. Uma outra grande dificuldade foi encontrar o fornecedor e a tecnologia corretos para extrair o melhor desses recursos. “Conseguimos trazer o provedor e prestador de serviço de ponta, o que há de melhor no Brasil e no mundo. Isso está embarcado na base da Larco em Candeias e no plano de investimento para os empreendimentos de Luís Eduardo Magalhães e Jequié”, comemora.

 

A unidade de Senador Canedo, prevista para maio de 2021, já está sendo construída nesse modelo. Isso traz segurança no processo de manipulação dos produtos, tanto para o motorista, quanto para o operador. Além do mais, a instalação desse sistema de automação trará benefício também para o meio ambiente. “Antes, para fazer a medição do tanque por nível e radar, era preciso abrir a tampa e jogar uma trena, então o risco de exposição para o operador e para a natureza era bem maior”, afirma Sales. “Hoje, a empresa trabalha com mais sustentabilidade para o negócio e o ambiente agradece”, conclui.

 

Para Augusto Cézar Lima, um dos engenheiros responsáveis pela instalação e acompanhamento desse processo de automação, a execução do serviço na base de Candeias exigiu equipamentos de última geração e altamente precisos. Estão sendo implementados três sistemas simultaneamente: o de telemetria, que avalia a medição dos níveis dos tanques e dá o nível do estoque em tempo real, o upgrade no sistema de carregamento dos caminhões tanques e o sistema autoload, que integra tanto os novos sistemas, quanto os já existentes. “Ele comanda toda a base, é como se fosse o cérebro eletrônico do empreendimento”, completa. Muitos dos controles que foram automatizados eram realizados manualmente .

 

Isso se traduz em mais produtividade, qualidade de produto e, principalmente, mantém o respeito e transparência com os consumidores. “O cliente que compra da Larco tem a certeza que está recebendo os produtos dentro dos parâmetros exigidos pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP)”, comenta o engenheiro. Augusto Cézar indica que esses fatores são os diferenciais da distribuidora. “Isso ajuda a colocar a Larco em um outro patamar diante da concorrência, que está cada dia mais acirrada”, afirma.

Fonte:bahia noticias

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: