Política

ITAPETINGA: PRAZER! SOU O “DEPUTADO SOMBRA E ÁGUA FRESCA”, SE VOCÊ ESTÁ NO PODER EU ESTOU COM VOCÊ!

“A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes”. Winston Churchill

Que alguém me prove o contrário, mas até então eu desconheço o dia em que Antônio Brito e seu grupo político fizeram oposição política aos detentores do poder. Seja em qualquer uma das três esferas.

Mas a melhor parte é aquela em que você prova com argumentos de que seu raciocínio está correto. Então sem mais delongas, vamos destrinchar tudo isso adentrando na linha do tempo.

Esfera Municipal

Enquanto JCM foi Prefeito da cidade, Antônio Brito e seu grupo sempre estiveram em alinhamento com a administração. O que ficou comprovado quando Hildérico Nogueira (Tiquinho) foi o escolhido para possível sucessão de JCM ao governo municipal, fato reforçado com o nome de Léo Matos ocupando espaço da chapa como vice prefeito.

Nos bastidores da corrida eleitoral Léo Matos foi acusado de fazer “corpo mole”, criando um abismo para o separar de Tiquinho ainda durante a campanha. Repercutiu na cidade o episódio de uma caminhada no distrito de Bandeira do Colônia, no qual Léo Matos simplesmente não andou ao lado de Tiquinho na caminhada.

Sem qualquer resistência, Léo Matos se aproximou do Prefeito eleito Rodrigo Hagge e tudo continuou correndo bem para a FJS. (Fundação José Silveira). Agora, constantemente Léo Matos, horas só, horas ao lado de Brito, é fotografado em festas e eventos abraçados com o Prefeito Rodrigo Hagge, fazendo questão de se manter próximo e com claras sinalizações de apoio a corrida para reeleição do Prefeito.

Esfera Estadual

Antônio Brito figura no cenário estadual como aliado. Outro fato ocorrido nos bastidores da política era com relação ao “apoio silencioso” do grupo de Brito no que tange a reeleição do Governador Rui Costa. Nos discursos realizados nos palanques o nome do Governador não era citado pelo Deputado e isso causou estranheza e questionamentos.

Hoje, Léo Matos ocupa um cargo na SEINFRA e contrariando aquilo que era a expectativa de todos por uma questão óbvia, é de que a postulante para assumir a vaga deixada por Léo Matos seria Kátia Espinheira, que já atuou como secretária de saúde na gestão em que ela foi vice Prefeita ao lado de Michel Hagge e sua experiência daria totais condições de assumir as funções na FJS. Porém a escolha mais óbvia não se concretizou, uma vez que a indicada pela direção da instituição foi Bárbara Matos.

Esfera Federal

Antônio Brito foi eleito Deputado Federal pela primeira vez em 2010 pelo PTB, se reelegeu em 2014 pelo mesmo partido e conquistou a manutenção de seu espaço em 2018, agora pelo PSD.

Durante a era petista Brito se manteve alinhado ao governo e com isso alcançou grandes representações dentro e fora do congresso, por meio de comissões, frentes parlamentares e grupo parlamentar.

Agora, que a extrema direita está no poder, Antônio Brito continua surfando em águas tranquilas, alinhado com o governo Bolsonaro e se mantendo a frente de Comissões ligado a área de saúde no parlamento.

Levando em consideração o nível de rivalidade do atual governo com partidos de esquerda e acima de tudo com o PT, é um grande feito Antônio Brito se manter nas mesmas posições de representatividade em que atuava na era PT,  mesmo ele pertencendo ao PSD, um partido com característica semelhante ao do MDB, que flutua com facilidade entre direita e esquerda, abrindo mão de fatores como identidade e posicionamento político ideológico.

Resumindo e concluindo

Pelos fatos narrados, chegamos ao entendimento de que Antônio Brito gosta de ser “amigo” de quem está no poder, algo que pra muitos pode ser sinal de inteligência, porém muitos entendem que posição firme é fundamental não só na política, mas na vida. É muito cômodo, movido pelas próprias demandas, estar sempre querendo caminhar com quem detém o poder. O mais incrível é que isso tem funcionado muito bem para o Deputado e seu grupo político, pelo menos até alguém abrir os olhos. Sabido é o PSD de Alfredo Cabral que aprendeu rápido as lições do “deputado sombra e água fresca”.

Meus cumprimentos ao Governador do Estado da Bahia!

Em breve voltarei abordando OTTO assunto!

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo