Itacaré

Itacaré: População passa a contar com nova feira livre

Foi reinaugurada, no último sábado (17), a feira livre do município de Itacaré, importante polo turístico do Território de Identidade Litoral Sul. Com a ação, que integra a Campanha Viva Feira & Feira Segura, a população passa a contar com nova estrutura, atendendo aos novos padrões de higiene, devido à pandemia do Covid-19, com barracas padronizadas, capacitação e kits, contendo itens como máscara e álcool em gel.

A iniciativa é executada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb) e a Secretaria de Planejamento (Seplan). A campanha vem permitindo a regularidade do abastecimento de alimentos para os centros urbanos e garantindo renda para as famílias que vivem no campo.

O objetivo é adotar boas práticas de higiene e distanciamento social, para atrair, de forma segura, os consumidores para a compra de alimentos saudáveis da agricultura familiar. A ação já apoiou a reorganização das feiras livres de mais de 30 municípios baianos.

Miguel Bonfim, que é agricultor familiar e presidente da Associação São Gonçalo, destacou que a reabertura da feira vai contribuir também com o turismo local, possibilitando receber melhor também os visitantes: “Hoje a gente vê que essa reabertura traz qualidade e organização”.

Marcos Vinícios Souza, coordenador da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater/SDR), no Litoral Sul, esteve presente na reabertura da feira e observou que a campanha Viva Feira & Ferira Segura é extremamente importante para a comercialização da agricultura familiar: “Com certeza, em Itacaré, tanto os agricultores familiares quanto os consumidores estão satisfeitos com essa articulação entre município e Estado e também com a capacitação do Senar. Sem dúvida é um avanço nessa nova maneira de conviver com a pandemia”.

A feirante, Luciana Reis ressaltou a segurança proporcionada pela adequação da feira: “Além de máscaras, temos o distanciamento e álcool em gel, para oferecer para nossos clientes. Está tudo bem organizado. Vamos continuar trabalhando para a população local e para os que vêm de fora também”.

Beto Matos, secretário de Agricultura de Itacaré, lembrou que esse já era um desejo do município e desde que iniciou a pandemia e foi paralisada a feira, passou a ser uma cobrança dos agricultores: “Chegou a oportunidade e estão todos muito satisfeitos”. Ele agradeceu a SDR/CAR/Bahiater e Senar, por ter contribuído para esse resultado.

A iniciativa, que integra a ação da SDR Parceria Mais Forte, Juntos para Alimentar a Bahia, é realizada no âmbito do projeto Bahia Produtiva, cofinanciado pelo Banco Mundial. A previsão é que sejam distribuídos por meio da campanha irá distribuir cerca de quatro mil barracas e 20 mil Kits Feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.

A FAEB, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está garantindo aos feirantes treinamento, com os instrumentos e conhecimentos técnicos necessários à manutenção do funcionamento das feiras livres dos municípios.

Participaram da reabertura representantes do Senar/FAEB, da Vigilância Sanitária Municipal e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

Outras ações
Além das 50 barracas padronizadas e infraestrutura para a realização da feira, a população do município contará ainda com dois módulos, em execução pela SDR/CAR, para compor o mercado municipal de Itacaré, com mais de 50 boxes.

Fonte:Politicos do sul da Bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: