Eleições 2020

Itabuna: Fernando Gomes discute importância da secretaria de desenvolvimento rural nas propostas de governo

A criação de uma Secretaria de Desenvolvimento Rural, que visa fortalecer o sistema de assistência técnica implantado na atual gestão e vai fomentar a geração de emprego no setor agrícola, com aproveitamento agroindustrial e agregando valor à produção do município, foi discutida pelo candidato à reeleição Fernando Gomes, que lidera a coligação Deixa Fernando Trabalhar. com técnicos, assessores e a coordenação de campanha. A nova secretaria vai permitir captar recursos para projetos de inclusão social através do governo do estado e da União.

Na reunião foi lembrado o projeto exitoso da Roça do Povo, implantada por Fernando Gomes há mais de três décadas, e que beneficiou o centenas de famílias no primeiro assentamento rural municipal do país. Hoje, 70% dos beneficiários continuam produzindo na área, inclusive com acesso a crédito devido a uma permissão concedida pela prefeitura. Num novo mandato, o candidato deve implementar um projeto similar para assentamento de mais famílias na área rural.

A criação da Secretaria de Desenvolvimento Rural tem como foco não só a captação de recursos federais e estaduais para projetos na área agrícola, como também visa, atrair investimentos para a aquisição de tratores, implementos agrícolas, máquinas e caminhões visando a melhoria dos acessos à zona rural, facilitando o escoamento da produção e o trânsito de pessoas, como também agregando valor com a industrialização dos produtos, inclusive para fabricação de chocolate caseiro e produtos orgânicos.

Outra vantagem da SDR municipal seria a fixação de jovens no campo, embora hoje menos de 5% da população do município continue residindo na área rural, evitando o êxodo dos moradores do campo, o que permitiria gerar empregos no setor agrícola e melhoria a renda da agricultura familiar. No modelo projetado a nova secretaria seria participativa e envolveria uma articulação maior entre o governo municipal e associações de produtores para programas de parceria com o estado e da União a exemplo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Fonte:Politicos do sul da Bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: