Salvador

Internet de alta velocidade é instalada na nova sede do Neojiba

Além de toda a infraestrutura capaz de transformar qualquer jovem talento em uma estrela da música clássica, a nova sede dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), no Parque do Queimado, em Salvador, passa a ter internet de alta velocidade, via fibra ótica. A tecnologia já estará em funcionamento na inauguração da estrutura, prevista para 9 de julho. 
 
A ação foi viabilizada a partir de parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Rede Metropolitana de Salvador (Remessa), que está interligada à Rede Nacional de Pesquisa (RNP). 
 
Durante visita ao local, na tarde desta quarta-feira (26), a secretária da Secti, Adélia Pinheiro, destacou que “ligar a sede do Neojiba em internet de alta velocidade significa possibilitar a recepção de conteúdos com altíssima qualidade e, acima de tudo, levar o que é produzido pelo programa para a rede e colocar à disposição da sociedade, sobretudo de alunos e professores em outros lugares”. 
 
O programa ganha com a implantação da tecnologia, caracterizada pela alta capacidade em transmitir informações rapidamente, em grande volume e por distâncias maiores. O fundador e diretor-geral do Neojiba, o maestro Ricardo Castro, lembra que “a internet é a maior ferramenta de disseminação de conhecimento e informação existente atualmente. Por isso, era de extrema relevância que, no Parque do Queimado, houvesse o melhor em tecnologia de transmissão, instalando a fibra ótica, através da Remessa. Desta forma, tudo que for realizado na nova sede será disponibilizado para o interior da Bahia e para o mundo todo”. 
 
Parque do Queimado 
 
O Parque do Queimado abrigou a primeira concessionária de captação, tratamento e distribuição de água do Brasil, responsável por levar água encanada às casas e estabelecimentos comerciais soteropolitanos no século 19. A reforma do espaço, autorizada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional (Iphan), recebeu investimentos de aproximadamente R$ 12,3 milhões, oriundos do Governo do Estado e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). 
 
As instalações da nova sede do Neojiba seguem todos os padrões para a prática musical, assegurados pelas orientações da empresa japonesa Nagata Acoustics, que tem no currículo os projetos das melhores salas de concerto do mundo. A estrutura inclui uma sala de espetáculos para música de câmara, com capacidade para 140 espectadores; um prédio com saguão de entrada, bilheteria, loja, bastidores, depósito para instrumentos e banheiros; e 15 salas de ensaio de 180 e 300 metros quadrados, munidas de isolamento térmico e acústico. 
 
Essa estrutura será palco de uma grande efervescência cultural, realizando, inclusive, apresentações todos os finais de semana. O projeto de revitalização do Parque do Queimado deve proporcionar ainda a geração de empregos qualificados, a redução das desigualdades regionais, além da promoção da visão do patrimônio cultural brasileiro como vetor de desenvolvimento e induzir novos modelos de sustentabilidade.
 
Neojiba
 
Em execução desde 2007, o Neojiba atende diretamente 1,8 mil crianças e jovens, nos 13 núcleos espalhados pela Bahia. Vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Estado (SJDHDS), o programa busca promover a integração social por meio da prática musical. Com caráter multiplicador, ele alcança, direta e indiretamente, ao menos seis mil crianças, adolescentes e jovens. 
 
Referência no cenário nacional e internacional, o Neojiba já reuniu um público superior a 420 mil pessoas, nas mais de 700 apresentações musicais realizadas pelas formações musicais dos núcleos, sendo 200 mil espectadores apenas nas performances da Orquestra Juvenil da Bahia, primeira e principal formação orquestral do Neojiba e primeira orquestra juvenil brasileira a se apresentar na Europa, em 2010.
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: