Saúde

Hospital Roberto Santos ganha Centro de Estudo Clínico

Maior hospital público da Bahia, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) conta, agora, com um Centro de Estudo Clínico (CEC). O serviço, localizado no edifício anexo da instituição, atua na coordenação dos estudos desenvolvidos no local.

De acordo com o diretor-geral do HGRS, o cirurgião geral e coloproctologista Adil Duarte, o CEC-HGRS é um elo entre o centro de pesquisa – investidores – e os pacientes voluntários no estudo. “É um recurso que possibilita o acesso a tratamentos promissores, que, em geral, ainda não estariam disponíveis na prática clínica e acompanhamento mais frequente do andamento da doença. Com isso, além de qualificarmos o ensino e a pesquisa, qualificamos, ainda, a assistência oferecida no Hospital Geral Roberto Santos”, explica.

As principais áreas de estudo no CEC-HGRS estão estruturadas nas especialidades médicas em neurologia, neurocirurgia, cirurgia vascular e angiorradiologia, gastroenterologia e hepatologia, com ênfase em endoscopia digestiva, doenças hepáticas e doenças inflamatórias intestinais, cirurgia geral e cirurgia do aparelho digestivo, endocrinologia e metabologia, urologia e uro-oncologia, cirurgia oncológica e oncoginecologia.

Todas elas possuem residência médica, pesquisadores experientes (com mestrado e doutorado, na maioria dos casos) e estrutura hospitalar para acompanhar os pacientes – que devem ser em número suficiente para atender aos objetivos da pesquisa.

A equipe do Centro de Estudos Clínicos é composta por dois pesquisadores médicos para cada pesquisa, farmacêuticos, enfermeiros, coordenadores de pesquisa, secretárias e auxiliares de enfermagem. Recebe, também, apoio jurídico e estatístico ligados à instituição e sua mantenedora.

Comitê de Ética em Pesquisa do HGRS

O Hospital Geral Roberto Santos possui Comitê de Ética em Pesquisa há 11 anos, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde, por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Em pleno funcionamento, é responsável pela avaliação e acompanhamento dos aspectos éticos de todas as pesquisas que envolvem seres humanos, conforme a Resolução CNS n.º 466/12.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: