Região Metropolitana

Hortomania lança projeto socioambiental em Lauro de Freitas

"Uma ideia puxa a outra e, quando você vê, já está com os dois pés na estrada, buscando meios de fazer acontecer!"

No começo eram só flores, que se transformaram em paixão e o leque de opções foi aumentando, dando vida ao Hortomania Horto & Jardim.

De pesquisas em sites e cursos, sobre como cuidar de plantas, jardins e fazê-las crescerem saudáveis, surgiu a ideia de criar a “Composteira Doméstica do Horto”. Mas, como não poderia ser diferente, outras tantas surgiram e, uma delas, foi a de promover uma campanha para coleta de resíduos, para compostagem.

Nascia assim o “Projeto Adubar by Hortomania”, com o objetivo de orientar pessoas, sobre o que fazer com os resíduos orgânicos, gerados diariamente e jogados no lixo comum.

Com base nos dados apresentados pela Companhia de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador (Conder), a média da produção de resíduos sólidos, para o município de Lauro de Freitas, é de 0,7kg por habitante, por dia. Considerando a população laurofreitense, em torno de 163.449, daria um total de 114.414,30Kg. População de acordo com o último censo (2010).

Imagine tudo isso sendo despejado na natureza, no lixão da cidade, junto com a matéria orgânica!!!

O “Projeto Adubar” visa conscientizar sobre a separação e descarte consciente, podendo ser feita “compostagem doméstica”, com reaproveitamento ou coleta do resultado gerado.

“Pensamos, primeiro, no bem que faremos à natureza, tirando do lixo tudo aquilo que pode ser transformado em adubo orgânico, que são as cascas de frutas e verduras, cascas de ovos e pó de café, inclusive com o filtro de papel, que é biodegradável.” Afirmou Ney Barbosa, um dos idealizadores do projeto.

Segundo Ray Casales, que deu vida ao Hortomania, através de sua paixão pelas plantas, “o Projeto Adubar vai para além da questão ecológica, visto que ele deve agregar pessoas com um só objetivo: semear amor, através da proteção à natureza”.

Agora estamos divulgando e buscando doadores de baldes de 15 litros, aqueles de manteiga usada em padarias, lanchonetes e casas de bolo, bem como dos resíduos, conforme campanha lançada nos grupos.

“Uma ideia puxa a outra e, quando você vê, já está com os dois pés na estrada, buscando meios de fazer acontecer!” Afirma o casal.

#compostagemcaseira #lixozero #composteira #compostagem #compostagemdomestica #compostagememcasa #minhocario #minhocascalifornianas #reciclagem #eureciclo #conscienciaambiental #meioambiente #natureza #plantas #aduboorganico #adubo #humusdeminhoca #hortomania #projetoadubar

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: