Educação

História do Brasil é revisada no aulão Enem 100% e professor dá dicas de como estudar a disciplina

Mais um aulão virtual do projeto Enem 100% é dirigido aos estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta terça-feira (25), o conteúdo foi voltado aos temas de História, a cargo do professor Paulo Serrão, com transmissão na página do Youtube ‘Educação Bahia’. A aula focou em quatro temas ligados à História do Brasil: união ibérica, crise do sistema colonial, era Vargas e ditadura militar. Realizada pela Secretaria da Educação do Estado, a iniciativa tem como objetivo auxiliar os estudantes na preparação para o Enem 2020, cujas provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).  
 
O professor Paulo Serrão afirmou que as questões de História do Brasil caem com mais frequência no Enem, com destaque para economia colonial, invasões estrangeiras, revoltas na colônia, Império, República Velha e eras Vargas e JK (Juscelino Kubitschek). O educador ressaltou, também, que, nos últimos anos, a prova adotou um perfil mais conteudista. 
 
“Por isso, o estudante deve ficar atento aos assuntos mais pedidos nos últimos exames; resolver e revisar as últimas provas. Oriento, também, que separe os temas, elaborando listas temáticas para revisar o conteúdo já estudado. A disciplina de História aborda um conteúdo muito amplo. Separar os exercícios por temas ajuda no processo de ‘ambientação’, ou seja, permite ao candidato construir uma visão dos assuntos mais pedidos por temas”, pontuou. Além disso, Paulo Serrão orienta que os estudantes façam relações entre os assuntos, ficando atento para os temas de atualidades. “A prova pode apresentar questões atuais e relacioná-los com episódios históricos”, pontuou Paulo Serrão. 
 
Outra dica importante do professor é organizar os conteúdos, elaborando um mapa mental dos temas de maior dificuldade. “Faça uma linha do tempo, estabeleça uma lógica de causa e consequência entre fatos. Organize os períodos históricos a partir de características gerais”, disse. Segundo o professor, é preciso, ainda, entender e definir os conceitos.
 
“Seja preciso nos conceitos. História é composta por dados e conceitos, portanto é necessário que o candidato tenha um conhecimento sobre conceitos básicos e uma noção geral de cronologia”. Por fim, nada de decoreba. “O segredo é entender. Ao abordar as causas e as consequências de um determinado processo histórico, o Enem demanda do candidato uma análise mais crítica acerca dos fatos e períodos históricos”, conclui o professor, ressaltando a importância do Enem 100%: “É um projeto importantíssimo para os estudantes, com aulas dinâmicas e totalmente gratuitas”, afirmou Serrão.  
   
Componentes curriculares
 
Os aulões virtuais ocorrem todas as terças e sextas-feiras, até o dia 18 de setembro, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela Secretaria da Educação do Estado para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o Enem. No Portal da Educação, o estudante tem também à disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, e a programação das próximas aulas que serão realizadas.  
   
Ainda no Portal da Educação, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos – Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uefs, Uesc e Uesb). Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (Emitec), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos com as 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (Uneb, Uefs, Uesb, Uesc, Ufba, Ufob, UFRB, Unilab, UFSB, Univasf, IFBaiano e Ifba).  
   
Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o ‘Estude em casa’, programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, a partir da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa ‘Hora do Enem’, exibido de segunda a sexta, às 18h.  
   
Suspensão das aulas 
 
As aulas na rede estadual de ensino estão suspensas por decreto governamental e devem ser repostas presencialmente mediante elaboração de novo calendário escolar.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: