Santaluz

Governo vai ampliar SIAA de Santaluz e Queimadas para garantir asegurança hídrica dos dois municípios

Com o objetivo de garantir a segurança hídrica dos municípios de Santaluz e Queimadas, a Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS), por meio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), já lançou a licitação para a contratação dos serviços de elaboração do Projeto Básico de Engenharia de Ampliação do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Santaluz e Queimadas, visando o atendimento dos dois municípios e também das localidades rurais abastecidas na área de influência do sistema, beneficiando mais de 45 mil habitantes. A abertura das propostas está prevista para o próximo dia 7 e julho.
 
Atualmente, o SIAA de Santaluz e Queimadas é atendido pelas Barragens do Leste e do Medrado, todas supridas pelo Rio Itapicuru, que está localizado em uma região de clima semiárido, onde períodos prolongados de estiagem são recorrentes, afetando diretamente a capacidade  de produção do sistema.
 
“Para garantir a segurança hídrica da região, o Governo do Estado apresenta como alternativa a integração do SIAA Santaluz e Queimadas ao SIAA Tucano Sul I. O abastecimento do SIAA Tucano Sul I é realizado por meio de poços tubulares perfurados no Aquífero Sedimentar da Bacia de Tucano, um dos mais importantes aquíferos da Bahia, tanto pela quantidade e qualidade dos recursos hídricos como também pelo fato de estar situado em região altamente carente de águas superficiais, sendo assim, capaz de suprir as demandas das localidades atendidas pelo SIAA Santaluz e Queimadas, como também do SIAA Tucano Sul I”, informou o Titular da SIHS, Leonardo Góes. 
 
O projeto do SIAA de Santaluz/Queimadas deverá abranger a integração ao SIAA Tucano Sul I, bem como a reavaliação da distribuição de água tratada, estações elevatórias, reservatórios e rede de distribuição, do SIAA, de modo a garantir a continuidade do abastecimento de água das áreas atendidas.
Etiquetas
Mostrar Mais

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: