Cidades

Governo do Estado investe na região da Lagoa Grande e transforma a vida de milhares de feirenses

Maior intervenção urbanística realizada na história de Feira de Santana, a requalificação da Lagoa Grande, a 109 quilômetros de Salvador, mudou completamente a realidade de milhares de pessoas que moram na região. Desde o início das obras, o Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), já realizou a limpeza, dragagem e urbanização da lagoa, a implantação da rede de esgotamento sanitário em diversas ruas no entorno, assim como melhorias na infraestrutura das vias e nas unidades habitacionais. Os serviços continuam, e a última etapa do projeto, que inclui obras de microdrenagem, de saneamento e de tratamento de esgoto, está prevista para ser concluída no primeiro semestre de 2022.

“É uma obra realmente de características singulares. O Governo do Estado entregou cerca de 612 habitações, além de toda recuperação do espelho d’água dessa lagoa, cerca de 190 mil metros quadrados e toda urbanização dessa área, parte de caminhos, passeios, ligação domiciliares. Ao final da obra, cerca de 120 ruas terão sido contempladas com sete mil ligações de esgoto”, afirma o diretor de Habitação e Urbanização da Conder, Maurício Mathias.

A dona de casa Neuza Brandão lembra bem como era a realidade de quem vivia na região. “Aqui não era lugar digno para ninguém morar. Só morava aqui quem realmente não tinha jeito, não tinha condições de pagar um aluguel. A gente não tinha água, não tinha nada, não podia sair de casa que era tanta coisa ruim. Hoje está um paraíso. As crianças podem brincar, tem lazer, tem esse contato com a natureza maravilhoso. Hoje é um privilégio morar aqui.”

Ao todo, a área de intervenção do projeto tem mais de um milhão de metros quadrados para atender toda a Bacia da Lagoa Grande. Além das obras de requalificação sanitária, a população foi beneficiada ainda com a construção de um centro comunitário, creche, posto de saúde, galpão para reciclagem de resíduos sólidos e um centro comercial.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: