saúde

Feira Março Mulher leva serviços de saúde para 15 mil baianas

Aberta neste sábado (16), a Feira Março Mulher tem  diversos serviços de saúde e cidadania, consultas e exames a 15 mil mulheres de toda a Bahia até a próxima terça-feira (19). O evento conta com uma megaestrutura montada em frente ao Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. As atividades acontecem sempre das 8h às 17h. Todas as fichas de atendimento serão distribuídas até o final deste sábado, para a realização dos serviços nos dias seguintes. 
 
A ação é realizada anualmente pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). Em 2019, a Feira Março Mulher, que foi idealizada pela primeira-dama e presidente das VSBA, Aline Peixoto, chega à terceira edição. O coordenador do evento, Edvaldo Gomes, diz que “as VSBA identificaram que a demanda reprimida de atenção básica em municípios era grande e a saúde da mulher era a maior deficiência. Já são três edições e, atualmente, é a maior ação de serviços itinerantes da Bahia”.
 
Ofertas
 
Entre os exames ofertados estão mamografia; ultrassonografia de mama, abdômen total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal e partes moles; além de eletrocardiograma e radiografia do tórax. Também estão sendo oferecidos exames ginecológicos, com preventivo. Para a criançada exames oftalmológicos, com distribuição de óculos, e para idosas (acima de 60 anos) rastreamento de catarata.
 
A aposentada Heloísa dos Santos aproveitou a oportunidade para fazer diversos serviços odontológicos. “Vim fazer extração, limpeza e colocar uma prótese. O atendimento é excelente. Se tivesse feira todo mês eu viria, com certeza”, garante. Quem também esteve no Largo de Roma nesse sábado foi a dona de casa Acácia Santana. “Vou voltar amanhã para fazer exame nas vistas. Já que sou diabética, aproveitei o dia de hoje para testar glicemia e pressão”, relatou.
 
A feira também disponibiliza consultas médicas (clínico geral, cirurgião geral, angiologista e ginecologista), com orientação sobre a importância da qualidade de vida com uma alimentação adequada e realização de atividades físicas regulares. Caso seja necessário, as pacientes serão encaminhadas para especialistas. Brinquedoteca, cantinho da beleza e serviços de cidadania ofertados pelo SAC Móvel, Sinebahia e Ronda Maria da Penha completam o leque de opções do público feminino que vai ao evento.
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: