Cidades

Feira Cidadã encerra edição na capital baiana com expectativa de 15 mil atendimentos à população feminina

A Feira Cidadã, promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), encerra edição especial em Salvador, nesta segunda-feira (14), com expectativa de registrar 15 mil atendimentos ao público feminino. O evento foi montado desde a última sexta (11), no Largo de Roma, no canteiro em frente ao Hospital da Mulher, na cidade baixa.

A diretora de Projetos Estratégicos Itinerantes da Sesab, Jane Araújo, afirmou que a feira superou todas as expectativas. “O nosso termômetro positivo é o retorno da mulher em busca dos serviços e dos procedimentos que ela necessita. Com o nosso serviço de acolhimento e atendimento, podemos constatar um público recorde neste último dia, isso nos dá uma certeza de estarmos trabalhando para a resolução das demandas da nossa comunidade”, destacou.

Dentre os atendimentos oferecidos, já foram realizados 305 exames preventivos; 485 mamografias; 2.508 consultas oftalmológicas; 1.088 consultas com cirurgião geral; 1.984 exames pré-operatórios e de imagens, a exemplo de raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma; além de 330 procedimentos odontológicos diários. A programação também inclui serviços de cidadania, prestados pelo SAC Móvel, onde já foram realizados 574 atendimentos, como emissão de novas cédulas de identidade, antecedentes criminais, primeira via de CPF, entre outros.

Esta é a 54ª edição da Feira Cidadã, segunda após o período de pandemia. De acordo com o coordenador do Odontomóvel, Carlos Magalhães, procedimentos importantes para a saúde bucal foram oferecidos todos os dias da Feira em Salvador, como restauração, cirurgias de baixa complexidade, tratamento de canal, colocação de coroa provisória, aplicação de flúor, exame radiológico, periodontia (tratamento de gengiva), entre outros. “Estamos trabalhando para devolver o sorriso saudável à população”, destacou.

A dona de casa, Beatriz Maia dos Santos, 23 anos, esteve na Feira em busca do exame de mamografia, e, enquanto aguardava a sua vez de atendimento, conseguiu realizar também o exame oftalmológico. “Como eu tenho que esperar um pouquinho para fazer minha mamografia, tentei realizar o meu exame de vista, que já vem me incomodando, e consegui, graças à Deus”, vibrou.

Próximas edições

A Feira Cidadã, que passou também por Seabra, em 04 de março, seguirá prestando serviços de saúde e cidadania por todo o estado. As próximas cidades que receberão o evento serão Vitória da Conquista (18/03) e Jequié (21/03), respectivamente. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos pela organização do evento para evitar a disseminação da Covid -19. Além disso, a comprovação de vacinação e o uso de máscara são obrigatórios.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: