Política

Estudantes do Projeto Deputado Jovem Baiano participam de sessão simulada

Os estudantes do Projeto Deputado Jovem Baiano colocam em prática nesta quinta-feira (12) tudo o que aprenderam durante a semana, quando participaram de palestras sobre o sistema eleitoral brasileiro, debateram questões técnicas e procedimentos relativos à elaboração de proposições e viram de perto o trabalho das comissões permanentes com aprovação de projetos. Uma sessão simulada, com a presença dos 22 alunos do projeto-piloto, será realizada, às 9h30, no Plenário Orlando Spínola, tendo como convidados 50 alunos do Colégio Estadual  Ministro Aliomar Baleeiro, de Salvador.
 
Esta reunião será conduzida pela Mesa Diretora do Projeto Deputado Jovem Baiano, escolhida pelos próprios estudantes. Na presidência foi eleita Luana Macêdo, que terá Isac Froz como vice-presidente. Caique Antonio e Rafael Dórea completam, respectivamente, os cargos de 1º e 2º secretários. São eles e os outros integrantes que vão discutir, expor os seus pontos de vista e dar os encaminhamentos necessários para a votação de um projeto de lei que foi aprovado em duas comissões. A sessão seguirá o ritual que acontece na Casa Legislativa, com tempo destinado à leitura do PL, pronunciamento da defesa, fala da oposição, apartes e posterior votação.
 
Na sessão extraordinária da tarde de ontem (11), para análise do Projeto de Lei nº 24.540/2022, que reajusta os vencimentos dos servidores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adolfo Menezes (PSD), fez uma saudação especial aos jovens que acompanhavam a reunião sentados nas poltronas da Galeria Paulo Jackson. “O Brasil está precisando de ideias novas, de jovens na política. Esperamos que vocês possam, no futuro, estar em prefeituras, governos, assembleias e câmaras de deputados, sempre lutando em favor da democracia. Sejam bem-vindos”, declarou o chefe do Legislativo.
 
Comportados e atentos aos ensinamentos, os jovens deputados foram cumprimentados por diversos parlamentares. Olívia Santana (PCdoB), Pedro Tavares (UB), Jacó Lula da Silva (PT), Fabíola Mansur (PSB) e Rosemberg Pinto (PT), líder do Governo, falaram palavras de incentivo “para que a juventude continue buscando saber como se faz a política de forma saudável e favorável à sociedade em geral”. Cleiton Santos, de 22 anos, é o mais velho da turma e mora em Camaçari. Formado em Eletrotécnica pelo Instituto Federal da Bahia (Ifba), estuda Gestão Pública pela Universidade Católica do Salvador, no Campus do Comércio. Trabalha em sua cidade natal como autônomo em eletricidade predial e residencial, já ajudando no sustento da família, composta de uma irmã, dois irmãos, pai e mãe. “Só conhecia política pela televisão. A experiência em debater projetos e articular com os partidos, está sendo algo diferente, enriquecedor. Tivemos contato com a Bancada Feminina, vimos pessoas que trabalham de verdade em benefício do povo. Daqui sairão bons frutos para minha vida”, sentencia.
 
O primeiro presidente do Projeto Deputado Jovem Baiano é uma mulher. Luana Macêdo, de 18 anos, do município de Presidente Tancredo Neves articulou-se com os colegas de outro partido e venceu o pleito. Apesar do mandato de apenas dois dias, estava muito orgulhosa do feito, porque, no grupo de 22 estudantes, havia 17 homens e apenas cinco mulheres. A estudante informou que a notícia foi comemorada pelo pai Atanael, a mãe Ivanide, o irmão João Victor e muitos amigos e amigas do Colégio Estadual Maria Xavier de Andrade Reis, local onde concluiu o Ensino Médio. Luana pretende fazer Medicina na Universidade Federal da Bahia e disse estar muito feliz com tudo que vivenciou aqui na ALBA. ” Foi um período fundamental para o nosso crescimento como ser humano. Foram dias de muita conversa, muita paciência, de experimentar a verdadeira democracia, com estímulo para a juventude participar da política. Pra casa, eu vou levar muita coisa boa que aprendi na Casa das Leis, principalmente a respeito da mulher”, encerrou a jovem presidente.
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: