Cultura

Estado concede uso gratuito de imóvel para entidade filantrópica de Salvador

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Saeb), assinou na manhã desta segunda-feira (23), na sede da Governadoria, em Salvador, a permissão de uso gratuito para bem imóvel em favor do Instituto Guanabara. Desde a década de 1970, a associação civil promove atendimento especializado a pessoas com deficiência intelectual, transtornos comportamentais e distúrbios de aprendizagem. O imóvel, localizado na Rua Professor Antônio Borja, 51, no bairro de Nazaré, na capital baiana, irá abrigar a nova sede do instituto, que atualmente ocupa espaço em Brotas.
 
O prédio de três pavimentos, que somam 537,87 metros quadrados, integra o patrimônio do Estado afetado ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Entretanto, um trabalho conjunto entre Saeb e TJBA, com análise minuciosa da legislação, permitiu a outorga de uso do bem ao Instituto Guanabara, a título gratuito, com interveniência da Saeb, pelos próximos 15 anos – prazo que pode ser renovado por igual período.
 
As atividades mantidas pela organização, inteiramente gratuitas, incluem tratamento para reabilitação e habilitação de seus assistidos, além de ações voltadas à assistência social, psicopedagoterapia e atendimento educacional especializado. A equipe multidisciplinar é composta por neurologista, pediatra, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeuta educacional, fisioterapeuta, psicomotricista, psicopedagogo, pedagogo, professores especializados e cuidadores.
 
De acordo com a presidente do Instituto Guanabara, Maria José Lobo, são realizados mais de 12 mil atendimentos mensais pela entidade, sendo 5.896 deles apenas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “É um número grande de pessoas atendidas e que não podem ser desassistidas”, informou. “Queria agradecer a todos vocês, que nos acompanham desde o momento em que solicitamos uma casa, por tudo que vivenciamos até hoje e que nos leva a este dia de felicidade, quando nosso instituto terá uma sede”.
 
Já o secretário da Administração, Edelvino Góes, destacou a “imensa alegria de estar aqui, assinando este termo em benefício do Instituto Guanabara, entidade filantrópica com atividades voltadas à reabilitação de pessoas com deficiência e à promoção de sua inclusão na vida em comunidade, bem como de sua família”.
 
Também estiveram presentes outras autoridades das esferas federal, estadual e municipal, como o vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, que conduziu a solenidade de assinatura.
Etiquetas
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: