Saúde

Em cinco anos, UTI neurológica do HGRS atende quase 3 mil pessoas

Pioneira na rede pública da Bahia, a unidade de terapia intensiva (UTI) neurológica do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) completou cinco anos neste mês de maio. Ao longo deste período, cerca de 2.750 pessoas já foram atendidas, com permanência média de cinco dias, por um corpo de profissionais especializados em neurologia.

“O HGRS é uma unidade de referência para pacientes neurológicos clínicos e submetidos a cirurgias. Temos ainda a unidade de AVC, que completa 10 anos também neste mês. A UTI neuro trouxe um cuidado mais especializado para pacientes neurológicos mais críticos, com o pós-operatório de neurocirurgias, que é mais complexo, e para pacientes que precisam de assistência ventilatória, por exemplo”, afirma o neurologista Daniel Farias, coordenador da unidade.

Outro ponto importante na UTI neurológica do HGRS é a doação de órgãos dos pacientes que vão a óbito por morte encefálica. De acordo com dados da Central Estadual de Transplante de Órgãos da Bahia (CET-BA), houve negativa familiar em 39% dos casos de morte encefálica de 2021 no estado. No mesmo período, a UTI neurológica do HGRS realizou 15 doações e registrou negativa familiar em apenas 22% dos casos.

Estrutura

Construída em uma área de 307 metros quadrados, a UTI Neurológica possui 10 leitos de terapia intensiva, com atenção direcionada especialmente para pacientes no pré e pós-operatório de neurocirurgia, pacientes vítimas de acidentes vasculares cerebrais isquêmicos e hemorrágicos que evoluem para coma ou pacientes neurológicos agudos que demandem de hemodiálise, ventilação mecânica ou auxílio para a circulação sanguínea.

O espaço inclui posto de enfermagem, quarto de isolamento, vestiários, coordenação médica e de enfermagem e sala de entrevista. Primeira unidade especializada deste tipo na rede pública da Bahia, a UTI Neurológica do Hospital Geral Roberto Santos foi projetada para tornar o hospital cada vez mais direcionado nesse tipo de atendimento.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: