Eleições 2020

Elas no comando: Cidade baiana elege mais mulheres do que homens para Câmara de Vereadores

Pela segunda vez consecutiva, a Câmara Municipal de Vereadores de Palmas de Monte Alto, no norte da Bahia, terá maioria formada por mulheres. Seis das onze cadeiras serão ocupadas por vereadoras. Cinco delas foram reeleitas no último domingo (15) e uma conseguiu a vitória pela primeira vez. 

Candidata mais votada na cidade, Patrícia do Rancho (PSD) foi reeleita após obter 781 votos. Para ela, o trabalho desenvolvido na área da saúde foi crucial para a quantidade de votos expressiva que resultou na sua reeleição.

“Meu trabalho foi baseado principalmente na área da da saúde. Também elaborei alguns projetos que foram aprovados pelos colegas. Consegui 781 votos e fico agredecida pelo povo ter reconhecido o meu trabalho. Fico feliz também por ter outras mulheres como maioria eleitas na Câmara”, contou. 

Assim como Patrícia, Selma de Leotério (PSD) também encaminha para o seu segundo mandato como vereadora de Palma de Monte Alto. Com 680 votos, ela foi a segunda vereadora mais votadas entre os eleitos. 

“Me sinto realizada, pois depois de muitos anos de luta, fui a segunda vereadora mais votada. Muito mais feliz pelo fortalecimento da representação feminina na Câmara Municipal. Isso é resultado de muita luta e com certeza significa avanço para nossa cidade. Agradeço a cada um que depositou em mim sua confiança. Aproveito para reafirmar o compromisso com o povo montelatense e desde já me coloco a disposição para trabalhar junto com os demais eleitos em prol de uma Palmas ainda melhor”, comemorou. 

Além delas, também foram eleitas Rose da Barriguda (PP) – terceira mais votada com 679 votos-, Adenúsia Araújo (PT), Bárbara de Nadir (PP) e Adriana Santos (PSB).

A eleição em Palmas de Monte Alto teve 17,85% de abstenção, 0,94% votos brancos e 3,4% votos nulos.

Já a prefeitura será administrada por um homem. Manoel Rubens (PSD) foi eleito com 43,74% dos votos. Foram 5.944 votos no total. O candidato derrotou Fernando Laranjeira, que ficou em segundo lugar com 35,61% (4.840 votos).

Confira como fica a composição da Câmara em Palmas de Monte Alto para o mandato 2021 a 2024:

Patrícia do Rancho (PSB) – 781 votos
Selma de Leotério (PSD) – 680 votos
Rose da Barriguda (PP) – 679 votos
Zé Anísio Luxo (PSD) – 669 votos
Miro Lima (PSD) – 631 votos
Patrick Show (PSD) – 590 votos
Adenúsia Araújo (PT) – 534 votos
Joaquim da Jurema (Republicanos) – 503 votos
Bárbara de Nadir (PP) – 426 votos
João Roriz (Republicanos) – 419 votos
Adriana Santos (PSB) – 286 votos

Prefeituras baianas comandadas por mulheres 

Cinquenta e uma das 417 prefeituras da Bahia serão administradas por mulheres a partir de 1º de janeiro de 2021. Eleitas no último domingo (15), as novas gestoras comandarão as suas respectivas cidades pelos próximos quatro anos. O número é menor do que o das eleições de 2016, em que 54 prefeitas saíram vitoriosas das urnas. 

Neste ano, a candidata Gicélia Santana (PSB), que continuará a frente da prefeitura de Floresta Azul, no sul da Bahia, foi a que teve o maior percentual de votos entre as prefeitáveis, 78,50%. Ela quebrou recordes ao lograr sua reeleição com a maior votação da história da cidade. Recebendo quase quatro vezes mais votos que seu opositor, Mardson (PSD), Gicélia acumulou um total de 4.740 votos. 

Fonte:BNews

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: