Política

Deputados reafirmam apoio à luta indígena pela equiparação salarial de professores

No segundo dia do 4º Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, os deputados Bira Corôa Lula (PT), Hilton Coelho (Psol) e Jacó Lula da Silva (PT) reafirmaram, na manhã desta quarta-feira (27), o apoio às reivindicações da população indígena. Durante o encontro, realizado no terreno na frente da Assembleia Legislativa, onde os representantes de diversas etnias estão acampados, os legisladores se comprometeram a levar, ao plenário da Casa, demandas como educação, saúde e segurança dos povos indígenas.
 
Conforme ressaltou Jacó, embora a pauta de exigências seja ampla, a educação é o ponto central dos protestos. Segundo o parlamentar, os índios cobram do Governo do Estado a equiparação salarial dos professores indígenas com o vencimento mensal dos docentes não-índios que compõem a rede estadual de ensino.
 
“São questões de extrema relevância para a população indígena e que o nosso mandato acompanha, dialoga e media com o Estado. Com certeza a gente vai reverberar isso para a opinião pública. Através da Comissão dos Direitos Humanos, vamos levar ao plenário essas questões. A questão da educação indígena é gritante. E esta pressão que eles estão fazendo é legítima, e a SEC [Secretaria de Educação do Estado] está comprometida a ajustar. O problema é o tempo. Por parte dos índios, as demandas são urgentes, mas a velocidade de atuação da máquina pública tem procedimentos, e não segue no mesmo ritmo”, afirmou.
 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: