Política

Deputado Angelo Almeida sugere cadastro de voluntários para atuar na vacinação contra a Covid-19

O deputado estadual Angelo Almeida (PSB), por meio de indicação apresentada à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), solicitou ao governador Rui Costa que institua o cadastro de voluntários da área de saúde para atuar no combate à Covid-19, especificamente no auxílio às equipes de imunização em todo o estado.

Com a chegada de novas vacinas, segundo o parlamentar, surge a necessidade de maior agilidade no processo e, portanto, é necessário reforçar o quadro para este momento. “Precisamos nos antecipar ao problema. Os profissionais de saúde que já atuam no combate à pandemia se vêm sobrecarregados para cumprir o cronograma de imunização, que vem crescendo exponencialmente a cada nova faixa etária alcançada. Neste cenário, toda ajuda de profissionais que possam auxiliar no processo é muito importante”, explicou.

Angelo sugeriu ao governador a convocação de enfermeiras e enfermeiros, assim como auxiliares de enfermagem, formados ou estudantes do último período dos cursos, para que, voluntariamente, possam contribuir com as equipes de vacinação na rede de saúde dos municípios e nos hospitais.

“Dessa forma, é possível garantir um atendimento rápido e eficaz durante a campanha de imunização da Covid-19. Quanto mais pessoas atuando, mais teremos garantias de conter a disseminação do vírus e novas mutações e, como consequência, a esperança de dias melhores e livres dessa terrível doença que já ceifou a vida de milhares de brasileiros e milhões de pessoas em todo o mundo”, justificou.

Em contrapartida, o deputado propôs que os voluntários desta missão, que chamou de “guerreiros do bem”, sejam recompensados com um certificado de “Voluntários Contra a Covid-19” e também garantam a sua imunização, por passarem a atuar na linha de frente do combate à pandemia do novo coronavírus.

Proposta para o Brasil

Na reunião da Comissão Nacional de Acompanhamento da Vacinação da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Conav/Unale), da última quinta-feira (25), Angelo, representante da Bahia no grupo, sugeriu que esta indicação para criação de cadastro de voluntários seja apresentada nas Assembleias Legislativas de todos os estados.

O presidente da Conav, deputado Rodrigo Delmasso (DF), elogiou a iniciativa e propôs que este seja o primeiro objeto do Acordo de Cooperação Técnica entre o Grupo Mulheres do Brasil (GMB), liderado pela empresária Luiza Helena Trajano, e a Unale.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: