Cidades

Deputado Angelo Almeida elogia Arquidiocese de Feira pela criação de paróquia quilombola

O deputado Angelo Almeida (PSB) apresentou moção de congratulações à Arquidiocese de Feira de Santana pela criação da primeira paróquia quilombola na comunidade quilombola Matinha dos Pretos, no distrito da Matinha, no município.

“A presente homenagem é o reconhecimento da necessária e excelente iniciativa da Arquidiocese de Feira de Santana que no último domingo, dia 28, elevou a igreja de São Roque a Paróquia, criando, assim, mais uma paróquia para a população feirense, sendo esta a primeira paróquia quilombola do município”, disse o deputado.

A Paróquia de São Roque reunirá 13 comunidades em sua área pastoral, com o maior número de comunidades quilombolas no município de Feira de Santana. “O grupo é marcado por uma trajetória histórica de resistência e de luta pela terra, e que, mesmo enfrentando diversas adversidades, manteve-se edificada na fé, com a união de toda uma comunidade e os encantos de sua diversidade cultural”, explicou Almeida.

A existência da Paróquia de São Roque é identificada justamente por sua construção coletiva, vez que possui uma história de luta de mais de 100 anos. A comunidade onde a paróquia está localizada surgiu a partir dos escravos que fugiram da Senzala da Fazenda Candeal e iniciaram, ali, a resistência à escravidão. Com a fé de uma moradora, que decidiu pagar uma promessa a São Roque pedindo que a peste bubônica não chegasse à comunidade, ao ter seu pedido atendido, comprou a imagem e iniciou a construção da capela dedicada ao santo.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: