ColunistasSaúde

A importância da Odontopediatria para o desenvolvimento saudável e qualidade de vida

A atenção com a saúde começa antes mesmo do nascimento de uma criança e não há melhor fase para o estabelecimento de hábitos saudáveis do que na infância. Os cuidados com a saúde e as práticas saudáveis, quanto antes se iniciarem, melhor, para que assim, as crianças tenham um desenvolvimento saudável e uma boa qualidade de vida futura.

Após o nascimento dos bebês, os pais iniciam um acompanhamento com um médico pediatra, aliado a este cuidado, é de suma importância o acompanhamento do profissional da área odontológica, o qual chamamos de Odontopediatra.

O acompanhamento realizado por esta especialidade desde a primeira infância, pode prevenir diversos problemas futuros que podem impactar na vida da criança, problemas como o mau desenvolvimento ósseo e muscular da face, más oclusões, problemas periodontais e cáries.

No período em que os dentes de leite estão nascendo na superfície, as raízes estão sendo fixadas abaixo da gengiva e essa é uma etapa do desenvolvimento ósseo da criança em que é mais fácil de serem feitas correções, e, hábitos como o uso de chupetas e mamadeiras, podem impactar no desenvolvimento, causando deformações. O Odontopediatra auxilia com orientações, acompanhamento do uso infantil da mamadeira e chupeta, evitando deformidades e mau desenvolvimento da região facial e bucal.

É cada vez mais comum ver crianças se queixando de dor de dente e o maior motivo desse incômodo é a cárie dentária. O surgimento logo na infância está relacionado ao consumo da mamadeira e tudo aquilo que o pequeno ingere com açúcar. Porém, vale ressaltar que o grande vilão não é somente isso como também a falta de higienização correta dos dentes.

Concluindo por fim, realizar o quanto antes, a primeira consulta com um odontopediatra evita uma série de possíveis problemas dentários, da gengiva e da boca dos pequenos. Além de possível diagnóstico e controle do bruxismo, ou outra patologia associada ou não. Também os pais são orientados de como atuar na escovação correta dos pequenos.

Pedro Adilon Oliveira  Acadêmico de Odontologia, Pós graduando em Saúde Pública, Licenciado em Filosofia e Especialista em Gestão Escolar: Coordenação e Orientação.                                                                                                                   

 João Paulo da Silva Frota   Acadêmico do 3º semestre de Odontologia UNIVERSO, Graduado em Ciências Contábeis FacUNICAMPS  e Membro da Liga Acadêmica Goiana de Odontopediatria da UFG

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: