Saúde

Cinco hospitais de Salvador já têm 100% de ocupação dos leitos Covid

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) colhidos em meados da tarde de ontem, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid Adulto estava na casa dos 75%, em Salvador. O índice geral sobe para 80% se for colocada, nesta soma, a quantidade de leitos de UTI, para a doença, voltados para as crianças. Conforme o órgão, das 771 unidades colocadas à disposição, 617 estavam ocupadas por pacientes.

Porém, o que também chama a atenção nos dados, disponíveis no site especial da Secretaria acerca do novo coronavírus, é a de que a taxa de ocupação dos leitos de UTI, em cinco hospitais de Salvador, chegou aos 100%. Três deles são privados (Hospital Santa Isabel, Hospital Português e Medtower) e dois públicos (Hospital Couto Maia e Hospital do Subúrbio).

Com índices próximos ou iguais a 90% estão outras duas unidades de saúde: Hospital Espanhol (81%), Hospital de Campanha Itaigara Memorial (86%) e Hospital Sagrada Família (90%). A única das unidades de saúde que ainda tem o índice considerado controlado, na capital baiana, é o Hospital Municipal de Salvador (HMS), que possui uma taxa de ocupação dos leitos de UTI na casa dos 60%.

A situação aponta preocupação, uma vez que o número de casos de covid-19, assim como o de mortes pela doença, vem aumentando nos últimos tempos. Em um período de 15 dias, entre 29 de novembro e 13 de dezembro, apenas Salvador teve um aumento de pouco mais de 5,2 mil casos, saltando dos até então confirmados 97.848 para 103.074 registros positivos: um acréscimo de 5,07%. Considerando o mesmo período, a quantidade de óbitos pela Covid-19 foi de 96, o que daria uma média de quase sete mortes a cada dia pelo novo coronavírus na cidade.

Para continuar fazendo frente à pandemia, não apenas na capital baiana, como no restante do estado, a Sesab vem ampliando a quantidade de leitos de UTI à disposição da população. Ontem, mais 20 foram abertos no Hospital Espanhol. “Na última sexta-feira abrimos 20 leitos de Terapia Intensiva e hoje abriremos mais 20. Serão, no total, 80 novos leitos de UTI. Assim, o hospital alcançará 240 leitos, sendo 80 clínicos e 160 de UTI”, disse o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas.

Com os novos leitos, o Governo do Estado alcança 100 leitos de UTI reabertos nos últimos 15 dias, do total de 170 previstos. Foram abertos leitos nos hospitais Couto Maia e Espanhol, em Salvador, além de leitos de Terapia Intensiva nos municípios de Vitória da Conquista, Juazeiro e Feira de Santana. A expectativa é que novas unidades do gênero sejam abertas no decorrer da semana em Porto Seguro, assim como na capital baiana.

Já no que concerne à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no último sábado, o titular do órgão, Léo Prates, anunciou que o Hospital de Campanha do Itaigara voltou a funcionar com a capacidade máxima de 40 leitos de UTI Covid. Segundo ele, a expectativa é a de que, até sexta, mais unidades sejam abertas. “Mas precisamos da colaboração de todos. Use máscara e distanciamento social”, apelou ele à população.

Fonte: a tribuna bahia

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: