Política

“Chocolate baiano entre os melhores do mundo reabre discussão sobre percentual mínimo de cacau”, avalia Lídice

Em pronunciamento na Câmara, nesta quarta-feira (23), a deputada federal Lídice da Mata ressaltou a premiação recebida pelo chocolate da marca Chor, sediada em Ilhéus e defendeu a retomada das discussões sobre um percentual mínimo de cacau como matéria-prima do item. O produto foi um dos vencedores do Prêmio Gourmet Bronze AVPA 2021, concedido pela Agência de Valorização dos Produtos Agrícolas (AVPA), uma organização não governamental sediada em Paris, que é referência em concursos internacionais de produtos excepcionais feitos no país de origem.

“No Senado, fui autora do projeto que previa mínimo de 35% de massa cacau em todo chocolate produzido e comercializado no Brasil. Este mesmo texto está na Câmara para discussão e votação, pois creio que agregará valor aos produtos brasileiros, tornando-os mais competitivos no mercado externo. Além disso, pode representar um novo ciclo na região cacaueira, que é dotada de grande potencial turístico”, disse.

Para Lídice, cidades litorâneas como Ilhéus e Itacaré, bem como outras do entorno, podem se beneficiar com a medida, uma vez que se tornariam referencias turísticas também do chocolate, como Gramado. “Isso beneficia ainda tanto o agronegócio como a agricultura familiar, pois há vários projetos de cacauicultura orgânica na região”, disse.

Made in Bahia- O produto que concorreu com chocolates do mundo todo, foi o Bahia Terra da Felicidade, um chocolate ao leite mais intenso, “dark milk” com 55% de concentração de cacau. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (22) em Paris, França. Para as avaliações do concurso de chocolates, a agência convidou um júri de especialistas em chocolate, analistas sensoriais e personalidades gastronômicas mundiais. “Me alegra muito ver o sucesso de um produto baiano, cuja fábrica tem uma mulher à frente, que é a competente empresária Luana Lessa”, finalizou.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: