Religião

Catedral de Salvador ganha novo altar, dedicação (consagração) será dia 30

Na manhã do próximo dia 30 de novembro (sábado), no início da Missa de Ordenação Diaconal de Francisco José Homem de Bittencourt (9h), o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, fará a dedicação (consagração) do novo altar da Catedral Metropolitana, localizada no Terreiro de Jesus.

Jesus, na Quinta-feira Santa, santificou a mesa, em torno da qual os fiéis se reúnem, a fim de celebrarem sua Páscoa. O altar é, pois, a mesa do sacrifício e do banquete, em que o celebrante, representando o Cristo Senhor, realiza aquilo mesmo que o Senhor fez e entregou aos discípulos para que o fizessem em sua memória. Por isso, em todas as igrejas o altar é o centro da ação de graças que se realiza pela Eucaristia. Pelo fato de o memorial do Senhor se celebrar no altar e ali ele entregar aos fiéis seu Corpo e Sangue, a Igreja o vê como sinal do próprio Cristo. Daí tornar-se comum a afirmação: “O altar é Cristo”.

O antigo altar da Catedral, que serviu para as celebrações em que o sacerdote ficava de costas para o povo, já foi dedicado séculos atrás; também a igreja já o foi. A dedicação deste altar – por sinal, muito bonito – é, pois, um acontecimento histórico, para a qual todos são convidados.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: