Eleições 2020

Carreata de Herzem Gusmão descumpre normas sanitárias; evento teve a participação de ACM Neto

O prefeito de Vitória da Conquista (BA) e candidato à reeleição, Herzem Gusmão (MDB), promoveu uma carreata ao lado do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), nesta segunda-feira (9). O evento aconteceu após a decisão da Justiça Eleitoral, que impôs uma multa de R$ 50 mil por hora caso o postulante descumprisse as recomendações das autoridades sanitárias estaduais diante da pandemia da Covid-19. Mesmo com a liminar, houve irregularidades. Ainda integraram a comitiva os deputados Tiago Correia (PSDB) e Elmar Nascimento (DEM-BA). 

Imagens divulgadas nas redes sociais e pelo Blog do Anderson mostram que o evento não seguiu algumas recomendações, como seguir em um carros aberto com apenas três pessoas. As fotos também registraram pessoas a pé e a participação de motociclistas, o que havia sido vetado pela liminar assinada pelo Luiz Cláudio Augusto Daltro de Freitas, da 41ª Zona Eleitoral da Bahia. Os registros também apontam aglomerações.

A denúncia contra a chapa foi feita pelo adversário de Gusmão no município, o candidato Zé Raimundo (PT). Ele argumentou que o prefeito “têm realizado diversos atos de campanha como Adesivaços e Carreatas, ocasionando aglomerações que contrariam as normas sanitárias vigentes, aumentando a possibilidade de disseminação do Coronavírus, colocando em risco à saúde da coletividade, em plena pandemia”.

O juiz, por sua vez, acatou os argumentos e proibiu entre outras coisas que a campanha de Gusmão realize carreatas com pessoas a pé; distribua panfletos, folhetos, adesivos e outros impressos durante as carreatas; e desfile em carro aberto com mais de três pessoas. O magistrado determinou ainda “que o policiamento ostensivo deverá verificar que não há participação de motos (‘motoatas’) no sobredito evento (carreatas), consoante a Nota Técnica multicitada, devendo haver a apreensão em caso de utilização”.

Fonte:BNews

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: