Polícia

Campanha ‘Guardiões da Infância’ conscientiza população sobre atuação da Dercca e DAI

A Polícia Civil da Bahia lançou, nesta segunda-feira (25), a campanha ‘Guardiões da Infância – Cuidar e Proteger Sempre’, em parceria com os shoppings Salvador, Barra, Salvador Norte, Piedade e Shopping da Bahia, com o objetivo de informar à população sobre a atuação, finalidade e atribuições da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca) e a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), assim como esclarecer pontos relativos ao público infantojuvenil vítima e em conflito com a Lei, à luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

A ação é realizada por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) e conta com apoio do animador infantil Tio Paulinho e do cantor Nando Borges, que vão percorrer os cinco shoppings ao longo da semana, com uma programação especial para gestores e clientes. A finalidade é fortalecer a união da Polícia Civil com a sociedade, pela proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. As ações serão complementadas com doações de brinquedos, arrecadados pelos centros de compras, a cinco entidades de acolhimento de crianças e adolescentes, de Salvador e Região Metropolitana.  

Durante as ações nos centros comerciais, um bate papo será realizado com gestores e representantes de lojistas, como explica a delegada da DAI, Ana Virgínia. “Nós trabalharemos com o público interno dos shoppings, os seguranças e todas as outras pessoas envolvidas na abordagem de crianças e adolescentes, para garantir que todos os direitos sejam assegurados. Além disso, vamos informar sobre os outros equipamentos que compõem a rede de atenção à criança e adolescente”.  

Embaixador da Dercca, Tio Paulinho é animador infantil há mais de 30 anos. Para ele, a ação desenvolvida pela Polícia Civil ajuda a criar uma sociedade melhor. “Eu me sinto muito honrado em fazer parte desse projeto, porque estou no dia a dia brincando com as crianças em eventos, em escolas. Proteger nossas crianças é responsabilidade de todo cidadão, elas são o núcleo da família, são quem trazem esperança pra de um futuro melhor e precisam ser cuidadas e protegidas com nossas leis”. 

As atividades começam sempre às 14h, com a roda de conversa e, entre as 16h e 18h, Tio Paulinho e o cantor Nando Borges, com seu repertório especial para crianças, vão garantir muita brincadeira, música e brindes para as crianças e adultos que passarem pelos centros de compras.  
 
Operação 

A campanha ‘Guardiões da Infância – Cuidar e Proteger Sempre’ é um desdobramento da Operação Cinderela, deflagrada pela Dercca com o foco no combate à exploração do trabalho infantil e a exposição de crianças à prática de mendicância, nas ruas de Salvador. Desde o início de setembro, cerca de 50 crianças foram retiradas das ruas, acolhidas na delegacia e encaminhadas para que o Conselho Tutelar adotasse as medidas cabíveis. Nesse período, 20 inquéritos regulares foram instaurados para investigar os adultos que estavam com as crianças. 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: