Salvador

Caminhada em Salvador incentiva doação de órgãos

Para marcar o mês mundial de Incentivo à Doação de Órgãos, o Setembro Verde, o Secretário Estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, participou da VII Caminhada Cooperativista Baiana em prol da causa, realizada no sábado (28), no Dique do Tororó, em Salvador.

Na Bahia, após a implantação da Política Estadual de Transplantes, houve uma redução de 75% para 55% em negativa familiar para doações, nos últimos dois anos, e um aumento significativo de transplantes realizados vem sendo registrado. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o número de transplantes foi de 601, um aumento de 13,39%, se comparado à mesma época do ano passado.

“Por meio do empenho do governador Rui Costa para a causa da Doação de Órgãos, a Bahia é hoje o 8º estado no ranking nacional. A melhora se deve ao incremento dos transplantes de rim e córneas, que esse ano tiveram, respectivamente, aumento de 64,7% e 15,6% no comparativo com o primeiro semestre de 2018”, ressalta o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas.

A caminhada foi organizada pelo Sistema Cooperativista Baiano, formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Bahia e reuniu cerca de 200 pessoas, que fizeram aula de alongamento, com descontração, e caminharam ao redor do Dique.

No Brasil, para ser um doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito, basta que a família esteja ciente da decisão, pois ela irá autorizar a doação.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: