Camaçari

Camaçari – Prefeitura comprará 10 toneladas de produtos agrícolas típicos do período junino

Com o intuito de amenizar os impactos da retração no consumo de produtos sazonais por conta do cancelamento de festejos juninos e feiras populares temáticas, a Prefeitura de Camaçari vai realizar, no dia 8 de junho, a compra de mais de 10 toneladas de itens agrícolas comuns do período, como milho, amendoim, laranja, coco seco e aipim. A ação é realizada através da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap) e faz uso de recurso federal disponibilizado por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

A iniciativa, além de contribuir para o escoamento da produção agrícola local, também vai garantir que as instituições socioassistenciais beneficiadas com o abastecimento possam ofertar comidas típicas aos cidadãos em vulnerabilidade social. Atualmente, Camaçari conta com 248 produtores aptos a vender para o programa federal, que beneficia 27 instituições, por meio do Banco de Alimentos, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), onde os produtos devem ser apresentados.

O procedimento segue a rotina de compras dos produtos da agricultura familiar já praticada pela Sedap. O diferencial desta edição é o foco nos produtos tradicionais da culinária junina. A pasta também foi responsável por incentivar parte significativa dessa produção desde a base, disponibilizando sementes e assistência técnica, com orientação para o plantio e equipamentos que auxiliaram no preparo do solo, a exemplo dos tratoritos, usados para arar e gradear a terra.

O gestor da Sedap, Denilson Queiroz, afirmou que o governo municipal está empenhado em garantir a continuidade das compras dos produtos direto do agricultor local, sobretudo, em um período no qual medidas de enfrentamento à disseminação do coronavírus afetam as expectativas de venda. “Boa parte destes produtores utilizam as feiras e outras formas de escoamento dessa produção durante as festas juninas, que não irão acontecer esse ano. Mas a prefeitura vai manter a aquisição neste e nos próximos meses, mesmo com o fim da verba do PAA, já que temos o nosso programa Mais Agricultura”, informou.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: