Emprego

Bahia Alerta e TemVagas firmam parceria para divulgação de vagas de empregos

 

O Bahia Alerta agora tem um sistema de divulgação de vagas de emprego, por meio da plataforma TemVagas.net, desenvolvida pela Sensorial Soluções Integradas, empresa de Feira de Santana.

A plataforma facilita o envio e recebimento de currículos por meio de um cadastro online e possibilita um retorno maior aos candidatos, que buscam respostas dos resultados dos processos seletivos.

Segundo Carlos Souza, um dos criadores da startup, cada vaga possui um funil de seleção com etapas que organizam todo processo: Triagem, Análise, Entrevista, Aprovados, Reprovados entre outras. Com a usabilidade simplificada na plataforma, sempre que o recrutador move o currículo do candidato para outra etapa, o mesmo é comunicado por e-mail ou SMS, positivamente ou não.

“Dar feedback ao candidato é essencial para evitar que o mesmo fique aguardando por muito tempo sem saber se seu currículo ao menos foi analisado. Para os candidatos, um dos recursos mais importantes é o monitoramento de oportunidades de trabalho alinhadas ao seu perfil e preferências, agora, sempre que uma vaga é anunciada, a plataforma avisa por e-mail aos que possuem as qualificações compatíveis, inclusive em qual site a vaga foi anunciada”, explicou.

Os criadores da plataforma destacaram o sucesso do projeto em tão pouco tempo de uso. 

“Em apenas dois meses, já contamos mais de 500 vagas divulgadas com 135 empresas anunciantes e mais de 13 mil currículos cadastrados, uma média de 210 currículos cadastrados diariamente,” afirmou Marcel Andrade, Sócio Diretor da Sensorial.

Como funciona

Marcel explica que pela plataforma, a empresa que quer divulgar uma vaga, basta acessar o acordacidade.com.br, abrir a seção de empregos e clicar na opção “divulgar vaga”.

“Ela faz o cadastro da empresa e hoje ela não precisa mais mandar o e-mail. Antigamente havia um problema grande que as empresas tinham que mandar um e-mail, aguardar a publicação desse e-mail de vaga, depois elas recebiam um volume muito grande de e-mails e tinham essa dificuldade de filtrar tantos currículos na caixa de entrada. Hoje, elas conseguem divulgar a vaga colocando os critérios que elas querem selecionar de forma mais prática. A nossa plataforma também disponibiliza uma forma de filtrar essas vagas, pensando na praticidade que terá uma empresa que divulgava uma vaga no Acorda Cidade e recebia 1.500 currículos para analisar”, pontuou.

Os candidatos

A plataforma permite que o candidato divulgue seu currículo no site. É gratuito.

“Ele vai se candidatar a essas vagas e a empresa consegue filtrar pelos critérios que ela vai estabelecer para a vaga, ter um volume ideal para que ela possa fazer essa seleção. Isso aumenta muito o processo de recrutamento, melhora a eficiência do processo”, explicou.

É importante que o candidato preencha todos os campos adequadamente e que mantenha seu cadastro atualizado.

Resposta das empresas

Um dos maiores motivos de reclamações na divulgação de vagas é que as empresas não dão retorno aos candidatos reprovados, por conta do volume alto de currículos recebidos e analisados. Considerando esta situação, o TemVagas também está desenvolvendo uma forma de dar retorno aos inscritos nas vagas.

“Toda vez que um candidato se inscreve em uma vaga, isso gera de fato uma expectativa muito grande. A gente sabe que o desemprego no Brasil é consideravelmente elevado e nós também estamos implementando recursos que obriguem as empresas a notificarem. A gente entende que isso é importante, foi algo que ao longo do tempo foi se perdendo essa comunicação, notificar se o candidato foi aprovado, enfim, eles não notificam quando o candidato é reprovado no processo, então estamos criando mecanismos que obriguem as empresas a notificarem, porque de qualquer forma, a gente vê que o candidato está na expectativa de receber uma notícia, mesmo que seja negativa”, explicou Marcel.

Currículos fora do perfil

O TemVagas.net possui a opção de criar critérios mais fortes para enxugar a quantidade de currículos fora do perfil, mas que pode ser editado pela empresa caso não preencha por conta do rigor das exigências.

“As pessoas estão ansiosas para conseguir emprego e têm esperança de serem contratadas. Às vezes, de fato, elas se candidatam para uma vaga que não tenham uma qualificação e isso também gera para as empresas uma demanda maior no processo. Para as empresas há esse processo de funil, de seleção, onde eles conseguem passar os candidatos pela triagem, análise, entrevista e definir quem são os aprovados, reprovados e isso na metodologia moderna de canvas, que são abas e são simples de usar. Assim que ele move, o candidato entre essas abas, pode acompanhar também e o status altera para o candidato. Então, quando ele acessa o Acorda Cidade e as “minhas vagas”, que são as vagas que ele se candidatou, eles conseguem ver quais são as vagas que ele está participando da seleção. Nesse momento também das mudanças, o sistema permite que a empresa notifique os candidatos por SMS ou por e-mail para a entrevista”, destacou Marcel alertando aos candidatos que é importante manter seus currículos atualizados para que eles recebam as notificações quando as vagas estiverem disponíveis.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: