Notícias

ITAPETINGA: APÓS PASSAR POR RESTAURAÇÃO, MONUMENTO HISTÓRICO É COLOCADO A DISPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO.

Em meados de dezembro do ano passado, os bois da praça Dairy Walley, deixaram de estar expostos a população para passar por um processo de restauração, no período a ação recebeu críticas por se considerar que não seria o momento oportuno para tal intervenção, pelo fato de no final do ano a cidade receber visitantes que gostam de tirar retratos em locais que são considerados cartões postais do município. Na altura conversei com o responsável pela condução do processo de restauração dos monumentos, ANTÔNIO MACIEL, que havia acabado de ser lotado na Secretaria de Educação e havia recebido a incumbência desta restauração pelo secretário da pasta, o prof. GERALDO TRINDADE.

Questionei MACIEL, com relação ao período que parecia inadequado para tal intervenção, ele me disse então, que na gana de executar a missão e por ser amante da cultura, não pestanejou e decidiu cumprir o que fora estabelecido de forma imediata e que envolvido no processo acabou tendo essa pequena desatenção com relação as datas festivas de fim de ano.

Parabenizo MACIEL, pela atitude, pois é melhor um erro que produz grandes acertos do que a omissão constante de quem não tem vontade de trabalhar.

Para executar esta ação, a Prefeitura Municipal, contratou o artista plástico JORGE ALVES, que demonstrou uma sensibilidade muito grande ao retratar com clareza e de forma fidedigna os três monumentos, há de se parabenizar o artista Itapetinguense pela brilhante execução do trabalho por ele realizado, que conta com uma notória riqueza de detalhes que só um verdadeiro artista pode expressar através de seu talento.

A Prefeitura Municipal, demonstrou respeito com as obras que retratam a história de Itapetinga, essa especificamente, que faz alusão a atividade pecuarista, que é a maior marca de Itapetinga e que a torna um município especial dentre os 417 do território baiano. O respeito as tradições e ao patrimônio histórico deve ser sempre tratado com profunda atenção e por esta razão parabenizo a todos os envolvidos nesta relevante tarefa.

Aproveito também, para solicitar aos apreciadores dos monumentos, que não coloquem crianças montadas nas obras, primeiro por uma questão de respeito, depois porque aquelas peças não são sólidas, ou seja elas são ocas no seu interior, se colocado peso constantemente, a peça sofre desgaste e chegado um determinado período ela pode se romper e causar um sério acidente, inclusive com risco de óbito. Portanto a palavra é CAUTELA.

Aprecie as obras com responsabilidade e zelo, caso você flagre algum cidadão depredando o patrimônio público, acione a Guarda Municipal pelo telefone 153.

 

 

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Verifique Também
Fechar
Botão Voltar ao topo