Política

Agricultura debaterá abastecimento elétrico e conectividade no campo

A Comissão de Agricultura e Política Rural, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), aprovou na reunião desta terça-feira (10) a realização de duas novas audiências públicas para discutir demandas estruturantes para o setor agropecuário. Ainda sem data definida, os encontros terão como tema a “Conectividade e Tecnologias da Comunicação no Campo” e o “Suprimento da Energia Elétrica para o Campo”, pleitos do setor coletados pelo colegiado nas audiências públicas realizadas anteriormente.

Conforme destacou a presidente da Comissão, deputada Jusmari Oliveira (PSD), as audiências públicas aprovadas na manhã desta terça-feira serão projetadas com a contribuição de todos os membros do colegiado, dada a relevância do assunto a ser tratado. Segundo a parlamentar, a dificuldade de conexão e acesso a tecnologias de comunicação tem funcionado como um gargalo para os produtores rurais, sobretudo, os pequenos produtores, que passam a figurar em uma condição de desvantagem competitiva. Além disso, Jusmari ressaltou que o problema do abastecimento de energia também impacta demasiadamente o setor agropecuário, que necessita de energia elétrica para o funcionamento do maquinário.

“Essas duas pautas foram pleitos trazidos de maneira unânime ao nosso conhecimento. Queremos trazer para o debate representantes das operadoras de energia e telecomunicações, bem como representantes federais e estaduais. É importante que todos estejam presentes, uma vez que tem sido comum as operadoras atribuírem a culpa pela carência de conectividade e de fornecimento de energia aos ministérios. Com todos presentes, será um debate muito produtivo no sentido da busca por soluções”, afirmou.

Para o deputado Zó (PC do B), o setor agropecuário tem apresentado avanços importantes nos últimos anos, entretanto, ainda existem questões básicas a serem solucionadas.

Segundo o legislador, questões como conectividade, por exemplo, já são temas superados em outros países, como os Estados Unidos, uma vez que investimentos já foram realizados no passado e atualmente já apresentam bons resultados. “A gente tem tão pouco do campo, apesar de o campo ser responsável por boa parte do PIB, ficamos pedindo coisas que já deveriam acontecer há tempos. Já melhorou muito, mas a gente precisa avançar nisso. Tem muito pequeno proprietário que precisa de tecnologia para mover máquinas pequenas, mas que não tem”, lamentou.

Além dos já citados, participaram da reunião ordinária desta terça-feira os deputados Jacó Lula da Silva (PT), Neusa Cadore (PT) e Vitor Bonfim (PL).

As audiências públicas aprovadas fazem parte de uma série de debates acerca das dificuldades que o setor agropecuário tem passado, e intensificadas por conta da pandemia da Covid-19. Anteriormente já foram realizadas audiências públicas com os produtores rurais, fruticultores e avicultores, todas em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb).

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: