Primeiro dia do V Feagri reúne mais de 450 gestores municipais da agropecuária da Bahia

Mais de 450 gestores de 150 municípios baianos marcaram presença, nesta terça-feira (8), na abertura da quinta edição do Fórum Estadual dos Gestores Municipais da Agropecuária da Bahia (Feagri), no Centro de Convenções de Salvador. O evento, que se estenderá até quinta-feira (10), é promovido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e se consolida como um espaço de discussão de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do setor agropecuário nos 27 territórios de identidade da Bahia.
Em seu discurso de abertura, o secretário da Agricultura da Bahia, Pablo Barrozo, colocou a Seagri à disposição para acolher, debater e encaminhar as demandas recebidas do setor agropecuário dos municípios, reforçando o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento do setor.
“Iniciamos o Fórum com a presença significativa de gestores de todas as regiões do estado, uma oportunidade para estreitar, ainda mais, as parcerias com os prefeitos, secretários municipais e o setor produtivo. Nosso compromisso é promover o desenvolvimento da agropecuária baiana com planejamento, diálogo e sustentabilidade, ouvindo as demandas dos municípios e apresentando o que pensamos em termos de políticas públicas, projetos e incentivos que irão guiar esse novo ciclo da Seagri”, ressaltou o secretário.
Na programação, a palestra magna ministrada por Francisco Laranjeira, chefe-geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura, abordou os “Desafios e Oportunidades da Agropecuária do Brasil e da Bahia”, destacando as perspectivas e desafios enfrentados pelo setor. Durante sua fala, Laranjeira destacou que os principais desafios da agropecuária brasileira incluem a adaptação às mudanças climáticas e a promoção da sustentabilidade ambiental. Ele também ressaltou as oportunidades de crescimento através da inovação tecnológica e da expansão das fronteiras agrícolas.
Entre as autoridades presentes, estavam os deputados estaduais Manuel Rocha, Luciano Araujo, Eduardo Sales e Ricardo Rodrigues; o deputado federal Neto Carletto; o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso; o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz; o diretor-presidente da Bahia Pesca, Daniel Victoria; o superintendente federal do Ministério da Agricultura e Pecuária na Bahia, Fábio Rodrigues; a prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães, representando a UPB; Francisco Laranjeira, Chefe-Geral da Embrapa Mandioca e Fruticultura; e o superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury.
Cooperação
Outro momento importante do primeiro dia foi a assinatura do acordo de cooperação técnica entre a Seagri, por meio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab), e a SDR, através da Bahiater. Este acordo visa promover ações de defesa sanitária e assistência técnica voltada a agricultores familiares e agroindústrias, fortalecendo a segurança e a qualidade dos produtos agropecuários baianos. A iniciativa busca apoiar os produtores locais, garantindo melhores condições de produção e comercialização.
Programação
Nesta quarta-feira, dia 9, a programação do V Feagri segue com minicursos sobre crédito fundiário, captação de recursos, camarão e peixe como alternativas para o semiárido, tecnologias de agricultura de baixo carbono, gestão e política pública, inspeção de produtos de origem agropecuária, agricultura urbana e periurbana, e indicação geográfica. O evento será encerrado no dia 10 de abril com uma plenária dos gestores municipais e um almoço de confraternização.