saúde

Especialista ministram palestra na ALBA sobre o Cancêr de Mama.

Um evento sobre o câncer de mama, cuidados e prevenção, foi realizado na manhã desta segunda-feira (21), no plenarinho da Assembleia Legislativa. A atividade, idealizada pelo mandato da deputada Talita Oliveira (PSL), fez parte da programação do Outubro Rosa e contou com a participação de duas profissionais de saúde e duas mulheres que enfrentaram e enfrentam a enfermidade.
 
Coube à oncologista do Núcleo de Oncologia da Bahia, Renata Cangussu, falar sobre prevenção primária, que são ações e cuidados como manter hábitos saudáveis – alimentação, atividade física, evitar stress, que podem evitar o aparecimento da doença; e secundária, como o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura. 
 
A psicóloga Sabrina Costa discorreu sobre a importância do emocional do paciente para que o tratamento tenha um bom resultado. “As pessoas não são obrigadas a ser otimistas, mas está mais que comprovado cientificamente que a fé e a esperança refletem positivamente no tratamento oncológico. Reconhecer seus sentimentos fortalece mais ainda o emocional”, explicou. 
 
Além das palestrantes, a estudante de medicina Bárbara Menezes e a pedagoga Bárbara Brasil relataram o processo de batalha contra o câncer de mama.
 
Segundo Talita Oliveira, dados oficiais dão conta de mil casos de câncer na Bahia, 1.100 em Salvador, por isso é fundamental difundir as informações necessárias e proporcionar amparo às mulheres. “Cada vez, temos mais consciência de que o câncer, hoje, é tratável, por isso é essencial tratar a parte emocional e estarmos preparadas para prevenir e lidar com o câncer”, alertou. Além da parlamentar, participou do evento, o deputado Capitão Alden, da mesma legenda.
 
Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: