Veja o que foi pauta na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta terça-feira (20)
O pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), desta quarta-feira (20), contemplou a fala das deputadas e dos deputados inscritos. Durante os trabalhos – inicialmente conduzidos pelo deputado Vitor Bonfim (PV) e, posteriormente, pelo 2º secretário da Mesa, deputado Samuel Junior (Republicanos) – o plenário fez um minuto de silêncio, a pedido do deputado Dr. Diego Castro (PL), em memória do policial militar Vagner Nunes Costa, morto a tiros na Praça da Revolução, no bairro de Periperi, em Salvador, na noite desta terça-feira (19).
Olívia Santana (PC do B) expressou seu apoio ao artista Gilberto Gil, que sofreu críticas na Câmara de Salvador, por defender a preservação de área verde na região do Corredor da Vitória, na capital baiana, desafetada pela Prefeitura de Salvador. Para ela, os terrenos do município postos a leilão interessam a grandes grupos econômicos da construção civil.
Robinson Almeida (PT) se associou à colega, questionando se houve direcionamento na escolha das áreas pela Prefeitura para favorecer setores imobiliários, e citou a luta de moradores contra construção de espigões na Praia do Buracão, no Rio Vermelho. Também criticou a justiça espanhola pela soltura, sob fiança milionária, do ex-jogador Daniel Alves.
Raimundinho da JR (PL) elogiou as ações na área de segurança pública anunciadas pelo governador Jerônimo Rodrigues, incluindo parceria com a Uber e entrega de equipamentos de tecnologia e comunicação. O parlamentar registrou ainda reunião profícua com representante da Embasa e outros deputados sobre cronograma da empresa para 2024.
Marcinho Oliveira (UB) externou indignação com a fala do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos, que acusou os deputados estaduais de serem comprados pelo governador, anunciando que vai processar o político na justiça. Ele cobrou da Mesa que a Casa possa apurar, seja através de CPI ou subcomissão, a precariedade dos serviços da ViaBahia.
José de Arimateia (Republicanos) apresentou, no plenário, moção de aplausos ao Hospital Geral Clériston Andrade, de Feira de Santana, pela conquista internacional do Angels Award, em 2023, pela atuação da sua Unidade de Acidente Vascular Cerebral. O deputado aproveitou para parabenizar a unidade de saúde pelo seu 40º aniversário.
Dr. Diego Castro (PL) subiu ao plenário para condenar a ausência de fiscalização do Governo do Estado quanto ao serviço do ferry-boat, apresentando denúncia de usuários do sistema quanto à higiene, falta de acessibilidade, longas filas, entre outras. O liberal também se juntou às queixas dos colegas sobre a fala do prefeito de Brumado.
Alan Sanches (UB) reprovou mais uma vez a regulação de pacientes do SUS pela Sesab, relatando que a capital baiana amanheceu com 300 pacientes na tela do sistema nesta manhã. Ele criticou o fechamento de leitos em hospitais ao inaugurar outras unidades, apontando que o problema é falta de gestão e planejamento para o pleno atendimento.