Secretário de Desenvolvimento Econômico anuncia atração de mais investimentos para a Bahia
O recém-empossado secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida (PSB), disse estar preparado para, junto com sua equipe, modernizar as estratégias para manter a Bahia como um dos estados brasileiros que melhor construiu um bom ambiente de negócios, ao longo dos últimos oito anos. Segundo ele, nesse período a Bahia conseguiu atrair 400 novos empreendimentos, proporcionando a geração de aproximadamente 60 mil empregos, obtidos por intermédio de aporte de investimentos da ordem de 47 bilhões de reais.
Esse cenário se consolidou, de acordo com ele, porque houve trabalho e empenho do governo em colocar a Bahia como um estado que reúne um ambiente saudável para negócios. “Portanto, em agradecimento à confiança em mim depositada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), vamos continuar trabalhando as potencialidades do nosso estado para atração de novos empreendimentos, geração de emprego e renda, dialogando com todas as outras secretarias a fim de fazer com que os próximos anos sejam ainda melhores”, sentenciou.
Ângelo lembra que por ser esse um governo de continuidade a meta é dar prosseguimento ao desenvolvimento de diversos projetos que já estão em curso, a exemplo da ampliação do parque eólico estadual, além de outros lançados recentemente como o Plano Estadual do Hidrogênio Verde, o H2V, que é o combustível do futuro, um investimento feito no município de Camaçari pela UNIGEL.
O secretário salientou a existência de mais ainda outros 337 novos empreendimentos em curso que deverão atrair mais de 102 bilhões de reais da iniciativa privada para desenvolver o estado da Bahia, gerando emprego e renda. Desses, ele afirma que 26 mil novos empregos já estão no escopo desses novos projetos.
São investimentos distribuídos em todo o estado da Bahia. “Para se ter uma idéia, desses novos 407 empreendimentos lançados nos oito últimos anos, 75% estão no interior do estado. Nós agora estamos conversando com a iniciativa privada para instalar empreendimentos próximos à região metropolitana de salvador, como usinas de aerogeradores, além de empresas chinesas que ainda vão se instalar na Bahia, direcionadas para o fortalecimento da indústria. E nesse mês de janeiro, por exemplo, iniciamos com muita força nos entendimentos e já estamos em estágio avançado de diálogo com todos”, contou.
Ângelo revelou o forte interesse dos chineses em direcionar mais investimentos para a Bahia. Ele disse já ter mantido contatos com integrantes do governo chinês que vislumbram, a partir do início do novo governo, a possibilidade de avançar muito nesses entendimentos. “A Bahia é zona de interesse e esses diálogos vão se intensificar para se transformarem em novos investimentos para a Bahia”, assinalou.