Bahia

SDE REFORÇA DIÁLOGO COM A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA PARA EMULSIONAMENTO DAS MICRO, PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) participou, nesta sexta-feira (28), da reunião do Núcleo das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPE) da Associação Comercial da Bahia (ACB). O secretário Angelo Almeida foi um dos palestrantes da reunião que discutiu políticas públicas que possibilitem um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios. 

Em sua fala, o gestor destacou a importância do segmento e elencou ações do Governo da Bahia em apoio à classe. “Na região Nordeste, a Bahia é o estado com maior número de microempreendedores e MPEs, são 1,1 milhão de empresas. Dada a essa pujança, a SDE busca o estreitamento do diálogo com o segmento no sentido de impulsioná-lo”, disse. 

Almeida falou ainda sobre a sensibilidade do Governador Jerônimo Rodrigues para com as MPEs e citou o lançamento do programa CrediBahia Mulher, que apoia empreendedoras do mercado formal e informal que atuam nas diversas áreas de produção, comércio ou prestação de serviços. “O benefício oferece a menor taxa de juros do mercado, de 1,8% ao mês, para fortalecer o empreendedorismo feminino. A estimativa é que, só esse ano, sejam disponibilizados R$ 30 milhões em crédito”. 

Participando da reunião, a deputada federal Lídice da Mata, que é membro da Frente Parlamentar em Defesa do Empreendedorismo, falou sobre a construção da Política Nacional das Pequenas e Médias Empresas, em pauta no cenário nacional, e destacou a importância da Economia Criativa. “Precisamos tratar desse assunto, que é o impacto da Economia Criativa no Brasil, tendo uma ligação direta com micro e pequenos empresários, visto que muitos empresários da Economia Criativa são microempreendedores. A Bahia tem uma contribuição enorme e nós somos um estado tipicamente vocacionado para o crescimento dessa economia” disse a parlamentar, citando um estudo feito pela Fundação Itaú que apontou, recentemente, que a Economia Criativa no Brasil emprega e tem um impacto maior do que a indústria automotiva.  

O vice-presidente e coordenador do Núcleo das MPEs da ACB, Carlos Gantois, comemorou a reunião. “É importante trazer convidados representativos para debatermos as políticas públicas para os pequenos negócios. Esse fomento de ideias e ações é fundamental e a ACB está aberta a se unir às demais entidades, para junto com o poder público, construir uma Bahia melhor. O secretário e a deputada demostraram essa preocupação em relação a isso”, pontuou. 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo