Bahia

SAC Digital agiliza processo de renovação da CNH

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) agora poderá ser realizada de forma mais ágil, graças a um processo de digitização proporcionado pelo SAC Digital, a plataforma de serviços públicos digitais do governo do Estado. Com a iniciativa promovida pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) em parceria com o Detran-BA, algumas etapas da renovação passaram a ser realizadas de forma virtual, diretamente no site do SAC Digital, que pode ser baixado nas lojas dos sistemas ioS ou Android. A mudança vai contribuir para reduzir o número de vezes que os condutores precisam se deslocar até um dos postos da Rede SAC para ter acesso ao novo documento.

A renovação da CNH é um serviço prestado aos condutores que estão com a carteira vencida ou prestes a vencer, e que precisam de um novo documento da mesma categoria da sua habilitação original. Até então, estes condutores utilizavam o SAC Digital apenas para agendar o atendimento feito presencialmente em um dos postos da Rede SAC na capital ou interior do Estado. Com a novidade, a solicitação do serviço – e a própria geração da guia de pagamento – passam a ser feitos virtualmente por meio da plataforma.

Só depois de paga a taxa de serviço, os cidadãos precisarão agendar no site ou no app a ida presencial a um dos postos SAC para atualização dos dados biométricos, o que envolve coleta de assinatura, imagem e digitais. Em paralelo, também por meio do SAC Digital, os condutores serão informados sobre o nome e endereço da clínica de trânsito onde deverão realizar os exames necessários para a renovação.

“Para facilitar a vida do cidadão, nosso sistema indica sempre a clínica credenciada localizada próximo à residência do cidadão”, conta o gerente de projetos do Detran-BA, João Dutra, ao ressaltar que o endereço utilizado como base para a indicação da clínica é sempre aquele que está cadastrado no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (RENACH). “É preciso ficar atento ao fato de que se o cidadão abrir o serviço em Vitoria da Conquista, mas o endereço dele estiver registrado como Cajazeiras, a indicação será feita para uma clínica de Cajazeiras”, alerta João.

Concluído todo este processo, o condutor deve acompanhar no SAC Digital o andamento do prazo para impressão e disponibilização da nova CNH, que deve ser pega no mesmo posto SAC onde o foi realizada a coleta dos dados biométricos. “Nosso objetivo final é que a digitização contribua para reduzir as filas nos postos da Rede SAC, colaborando ainda mais para aprimorar a qualidade da experiência do cidadão no serviço público”, complementa Wívisson Ataíde, gerente de projetos da Coordenação de Transformação Digital da Superintendência da Gestão e Inovação da Saeb.

Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza cerca de 4,3 milhões de cidadãos cadastrados e mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos acesso a 474 serviços públicos, dos quais 54 podem ser prestados de forma inteiramente remota, sem a necessidade de deslocamento físico do cidadão. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda Via da Carteira de Habilitação, CTPS Digital e Matrícula Escolar Digital, entre outros.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: