Política

Veja o que foi pauta na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira

No pequeno expediente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), da tarde desta segunda-feira (11), os parlamentares inscritos usaram tempo, entre outras iniciativas, para defender suas pautas e posicionamentos e registrar atividades. Durante a sessão – conduzida, inicialmente, pelo presidente Adolfo Menezes, e depois pelo deputado Tiago Correia (PSDB) – os deputados saudaram a presença, nas galerias Paulo Jackson, dos estudantes do Programa Jovem Vereador de Simões Filho.

Hilton Coelho (Psol) repercutiu a mobilização dos profissionais da enfermagem que, na última semana, realizaram carreata em direção ao CAB pela efetivação do piso nacional da categoria. Segundo o psolista, o Governo da Bahia usou uma gratificação, que sempre foi variável, para se chegar ao piso e cobrou resposta do governador Jerônimo Rodrigues.

Raimundinho da JR (PL) relatou que cancelas do pedágio da Bahia Norte estão sem abrir para quem tem o pagamento automático, o chamado Sem Parar, em mais um “desrespeito” ao usuário. O liberal voltou a criticar a cobrança de tarifa diferenciada nos fins de semana e feriados, dizendo que não existe esse tipo de diferencial nos valores em outros estados.

Kátia Oliveira (UB) fez uma saudação especial aos alunos que visitavam o Plenário Orlando Spinola, registrando que o Jovem Vereador é fruto de lei de sua autoria, quando exercia o mandato de vereadora em Simões Filho. A parlamentar explicou que o programa seleciona 19 alunos destaque em concurso de redação e tem bolsa-auxílio de R$ 450.

Olívia Santana (PC do B) também saudou os visitantes, enaltecendo iniciativas pedagógicas que promovem o exercício da cidadania e a participação da juventude na política. Ela destacou a audiência pública, pela manhã, que celebrou os 20 anos da Secti, lembrando que o Governo do Estado lançou o projeto Semiárido, de práticas inovadoras para região.

Tiago Correia (PSDB) ressaltou a pertinência do tema do semiárido abordado pela colega, região atingida por uma forte seca, com impactos no abastecimento de água e na produção agropecuária. Ele anotou que já são 200 municípios em situação de emergência e citou, entre sugestões de entidades, como Faeb e Unagro, linhas de crédito rural e prorrogação do prazo para pagamento de financiamentos rurais.

Matheus Ferreira (MDB) deu boas-vindas aos visitantes da ALBA, do programa Jovem Vereador, encorajando-os a partir de seu exemplo como “o deputado mais jovem da Bahia e o 2º mais jovem do Brasil”. Ele ocupou a tribuna para enfatizar algumas ações e investimentos do Poder Executivo nas áreas de educação, saúde e segurança pública.

Roberto Carlos (PV) fez um pronunciamento em defesa de Ednaldo Rodrigues, destituído da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e criticou a decisão da Justiça do Rio de Janeiro. Para ele, o dirigente enfrenta grupos de poder que não concordam com o enfrentamento de práticas de corrupção e assédio moral e sexual na instituição.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo