Saúde

População deve estar atenta para os cuidados contra dengue no Verão

O Verão é sinônimo de diversão, mas também é a época em que devem ser redobrados os cuidados para combater a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A estação mais esperada por baianos e turistas também é o cenário ideal para a reprodução do inseto, graças à combinação do calor com as constantes chuvas, que são características deste período.

A subcoordenadora de arboviroses do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Isolina Miguez, explica que o ciclo de transmissão do mosquito sempre se inicia em novembro, mês em que também são reforçadas as inspeções dos agentes. A gestora reforça que, apesar do trabalho intensificado do CCZ, a população também precisa se transformar em um agente e fazer sua parte diariamente.

“Esse é o período mais propício para formação desses criadouros que podem ser encontrados tanto dentro quanto fora das residências. Os agentes saem em busca desses pontos de reprodução para eliminá-los. A população também pode e deve realizar essa inspeção para eliminar a possibilidade do mosquito se proliferar”, afirma.

Orientações – As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti podem atingir a qualquer pessoa, logo, toda a população deve ter o compromisso com esse combate. Para facilitar a execução desse trabalho, a subcoordenadora dá algumas orientações.

“É preciso estar muito atento a brinquedos e objetos que podem acumular água e se transformar em criadouros, a exemplo de vasilhas, tampas, sacolas, garrafas e pneus. Também é importante verificar e fazer a limpeza dos quintais, ralos, vasos de plantas e caixas d’água. Em casos de acúmulo de água nesses ambientes, é necessário retirar o líquido e qualquer sujeira. Não se pode esquecer também do descarte correto do lixo, o que diminui ainda mais esses focos de dengue”, alerta.

O trabalho em conjunto dos agentes do CCZ com a população é o grande aliado para evitar que menos pessoas sejam acometidas por essas doenças, que podem causar até a morte e garantir um verão mais tranquilo. “Essas práticas devem ser redobradas nesse período do ano, mas esse é um hábito que dever perdurar durante todos os dias. Não podemos nos esquecer de cuidar do nosso ambiente, nem de nós mesmos”, declara.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: