Cidades

O Bankoma e o brilho negro na avenida

Atualmente o BANKOMA é o único bloco da Região Metropolitana de Salvador que desfila no Carnaval da nossa Capital.

Nos dias 16 e 18 de fevereiro de 2023 o Bloco Afro Bankoma desfilou no Circuito Osmar, no Carnaval de Salvador e homenageou donos da terra com o tema “Salve os Caboclos! Xetuá! Xetuá! Xetuá! Xeto Maromba Xeto!

Foi uma apresentação belíssima, com as lindas fantasias da Ala de Dança e Rainha, com a musicalidade inconfundível da Banda Bankoma e o mais importante: os foliões, que trazem a alegria da sua participação ao desfile.

O nome é em kibundu/kikongo, uma das línguas bantu trazidas pelos milhares de africanos e africanas chegados de reinos como Angola e Congo, que aportaram aqui a partir do século XVII. O bloco chama-se BANKOMA e nasceu no ano de 2000, dentro de uma das comunidades tradicionais mais importantes do município de Lauro de Freitas, o Terreiro São Jorge Filho da Goméia ou a Casa de Mãe Mirinha de Portão.

Somente em Lauro de Freitas somos mais de 400 terreiros de candomblé. Seguimos resistindo levados pelo BANKOMA para a Avenida.

Resistimos ao racismo institucional e ao ódio religioso. Esse ano o BANKOMA vai homenagear os povos originários através da figura de Seu Pedra Preta, caboclo do saudoso Joãozinho da Goméia, Seu Boiadeiro, de Mãe Mirinha de Portão, e Dona Jurema, de Mameto Kamurici, com arcos, flechas e penas na cabeça. Que através da força dos caboclos e da sua proteção possamos fazer um carnaval bonito e também refletir a necessidade de fortalecer cada vez mais a nossa identidade negra africana no Brasil.

Saudar os Caboclos do Brasil é parte do nosso natural. Nosso povo reunido em festa vai mostrar no Carnaval 2023 que penas, flechas e lanças são também nossa arte. Levaremos para. Festa nossas cabaças, vamos abrir nossa aldeia viva na cidade de Lauro de Freitas, dentro do bairro de Portāo, e deixar passar a beleza e tradição ancestral inspirada nos encantados das matas, florestas, dos campos mais formosos, das colinas, minas,. pedreiras e lajedos, dos sertões, campinas e agrestes.

O Bankoma reconhece o esforço e a determinação de todos e todas que se empenharam no sentido de apoiar e garantir que o furacão desfilasse na avenida, assim sendo, em nome da nossa ancestralidade, o Bloco Afro Bankoma agradece ao Governo do Estado da Bahia/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia/Sufotur, pelo patrocínio do projeto “Salve os Caboclos! Xetuá! Xetuá! Xetuá! Xeto Maromba Xeto!, e aos demais apoiadores e parceiros: Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas, Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas Fundo Municipal de Cultura de Lauro de Freitas, Acbantu Samba-Vivo, Primas Produções, Ondele! Ngunzo!

Faremos romper correntes e unir povos na fé da cura pelo amor à terra. Afro Bankoma é Caboclo. é ancestral e futuro em 2023. Salve os Caboclos, salve o BANKOMA. Vida longa a Mameto Kamurici à frente dessa comunidade. Sigamos para a avenida!

Em nome da nossa ancestralidade, o BLOCO AFRO BANKOMA agradece ao GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA/SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA/SUFOTUR, pelo patrocínio do projeto “Salve os Caboclos! Xetuá! Xetuá! Xetuá! Xeto Maromba Xeto!, e aos demais apoiadores e parceiros:

Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas
Conselho Municipal de Cultura de Lauro de Freitas
Fundo Municipal de Cultura de Lauro de Freitas

ACBANTU
SAMBA-VIVO
PRIMAS PRODUÇÕES

NTOONDELE!
NGUNZO!


Texto: Ricardo Andrade
Fotos: Bankoma

Mostrar Mais

Ney Barbosa

Jornalista | RPJ/DRT n.° 0006098 | (71) 98715-7264 | Orcid | Lattes CNPQ | Telegram | "Não deixe as coisas que você não pode fazer, impedí-lo(a) de fazer as coisas que você pode!" (John Wooden)

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo