Cidades

Literatura, religiosidade e autoestima negras foram pautadas durante “Encontros Agridoces: O ontem é hoje – Encontros negros para um tempo ancestral”

O evento “Encontros Agridoces: O ontem é hoje – Encontros negros para um tempo ancestral”, que visou promover a representatividade e a visibilidade negra, fortalecendo a autoestima e promovendo a consciência racial dessa população, chegou ao fim nesta quarta-feira (29).

Reunindo vozes proeminentes em diversas áreas como comunicação, literatura e religiosidade, o evento foi realizado no Solar Ferrão, no Pelourinho, em Salvador, onde mesas de debates sobre contribuições para a comunidade negra contaram com a participação de jornalistas, escritores e profissionais de diferentes frentes.

Na terça-feira (28), primeiro dia de Encontros Negros, com a mesa “Por uma comunicação mais negra”, os jornalistas Luana Souza, apresentadora do Timbrown, na Rede Bahia, e André Santana, Jornalista, professor da Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e articulista do UOL, participaram e discutiram o fortalecimento de comunicadores negros. O encontro foi mediado pela também jornalista e CEO da Umbu, Camilla França.

A segunda mesa teve o tema “A importância da literatura inclusiva”, recebeu a professora da UFBA e poeta Lívia Natália e o escritor e poeta Anderson Shon. Mediado pela publicitária e CEO do Umbu, Mirtes Santa Rosa. o encontro foi marcado pelo compartilhamento das trajetórias dos escritores no universo literário e os desafios de produzir uma literatura inclusiva.

Continua após a publicidade
 

Já o segundo dia, realizado na quarta-feira (29), teve como primeira mesa “Autoestima e autoimagem da pessoa negra”, com Geo Nunes, CEO da Amora Brinquedos, e a psicóloga Amanda Henrique (Psi Preta), com mediação de Camilla França. A conversa foi cercada de vivências tanto pessoais quanto profissionais.

A segunda mesa contou com a presença da escritora Ryane Leão e da fotógrafa Amanda Tropicana, com mediação de Mirtes Santa Rosa. O momento foi marcado por muitas lágrimas de identificação com cada posicionamento potente das convidadas.

“Encontros Agridoces: O ontem é hoje – Encontros negros para um tempo ancestral” é uma realização da Umbu Comunicação & Cultura e da Fina Flor Produções Artísticas, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia através da Bahia Gás e apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo