ITAPETINGA: A CÂMARA SÓ TEM 3 VEREADORES?
Vergonhosa a postura dos chamados representantes do povo
Na noite de ontem, quinta-feira (28), foi realizado duas sessões na Câmara de Vereadores de Itapetinga.
A primeira para aprovação dos recursos do pré-sal para pavimentação de ruas na cidade. Assunto que iremos abordar posteriormente em outra matéria.
Contudo, ontem foi um dia importante no que tange a transparência e defesa dos recursos públicos, que tem nos contribuintes itapetinguenses sua fonte de captação.
Após matéria investigativa publicada pelo Bahia Popular (veja matéria), o Vereador Romildo Teixeira, ao tomar conhecimento do conteúdo publicado, entendeu que era medida indispensável a instauração de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar o contrato da Prefeitura com a FRAGA E MORAIS ADVOGADOS ASSOCIADOS S/C.
A frente de suas operações, aparece, DANIEL ÂNGELO DE PAULA, preso em Salvador após operação da polícia em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro. DANIEL e seus comparsas foram presos por crimes financeiros contra a Receita Federal e a Unimed de Petrópolis.
Baseado na denúncia do Bahia Popular, o Vereador Romildo Teixeira, cumpriu com o que havia dito e apresentou o pedido formal de abertura da CPI.
Agora pasmem! Estavam Presentes na sessão os seguintes vereadores:
- Eliomar Barreira (Tarugão)
- Sargento Alberto (Líder do governo na Câmara)
- Anderson da Nova
- Fabiano Bahia
- José Antunes
- Marcio Piu
- Nailton Negreiro
- Naara Duarte (Presidente)
- Valquirio Lima (Valquirão, abandonou a sessão)
- João de Deus (Abandonou a sessão)
- Gilmar Piritiba
- Valdeir Chagas
- Romildo Teixeira
- Diego Rodrigues (Diga Diga, faltou à sessão)
- Jair Salões (Faltou à sessão)
No momento em que o vereador Romildo Teixeira usava a tribuna para abordar os motivos pelos quais eram necessários a instauração da CPI, com exceção dos vereadores Valdeir Chagas e Gilmar Piritiba, os demais vereadores, chamados representantes do povo, demonstraram total falta de interesse, já que ficaram o tempo todo manipulando seus celulares.
Os chamados representantes do povo, não deram a mínima quanto ao fato da possível existência de um esquema fraudulento em licitações na Prefeitura.
São necessários 5 assinaturas para que a CPI seja aberta, o que representa 1/3 (um terço) dos vereadores da Casa Legislativa. Porém, até o momento, três vereadores assinaram o pedido de instauração da CPI, Romildo Teixeira (autor da proposta) Valdeir Chagas e Gilmar Piritiba.
O Vereador Diego Rodrigues (Diga Diga) já empenhou sua palavra de que a sociedade itapetinguense pode contar com sua assinatura ao pedido de abertura da CPI.
Sendo assim, com a assinatura de Diga Diga, se formam 04 (quatro) assinaturas, faltando apenas uma para que a CPI seja aberta.
O absurdo inaceitável, é a traição dos demais vereadores à população, já que deram claras demonstrações de que estão empenhados em barrar a abertura da CPI. Seria um dever e uma obrigação deles diante do eleitorado deste município, assinar o pedido, cumprindo assim, o dever de serem fiscais e defensores dos recursos do erário deste município, contudo demonstram que estão lá para blindar o Prefeito e defender “otras cositas más”.
Não me resta outra alternativa senão parafrasear Bóris Casoy: Isto é uma vergonha!!!