Política

FIQUE DE OLHO: 91% DOS DEPUTADOS, ALVOS DA LAVA JATO JÁ CONFIRMARAM QUE SERÃO CANDIDATOS NAS ELEIÇÕES DESTE ANO

Dos 55 deputados federais alvo de inquéritos e ações penais na Operação Lava Jato, 50 (o equivalente a 91% do total) vão disputar as eleições deste ano.

A maior parte dos parlamentares (42) disse que disputará a reeleição; quatro pretendem concorrer a uma vaga no Senado; dois a governos estaduais; um ao Legislativo estadual e um à Presidência da República. Três deputados não responderam ou estão indecisos, enquanto apenas dois disseram que não vão ser candidatos.

Se eleitos para o Congresso, eles mantêm foro privilegiado para serem investigados e julgados em casos que tramitam no Supremo Tribunal Federal. Com o novo entendimento firmado pelo STF, no entanto, o foro para parlamentares federais só vale para crimes praticados no mandato e em função do exercício do cargo. Crimes comuns ocorridos antes de assumirem seus cargos ou sem ligação com os mandatos podem ser julgados por tribunais de primeira instância.

Nesta terça-feira, 15, o STF julgará o primeiro político com foro na Corte no âmbito da Lava Jato, quase dois anos após aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Será o caso do deputado Nelson Meurer (PP-PR), réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Ele é um dos que responderam que não pretendem concorrer neste ano.

 

Presidênte da Câmara

Com planos de concorrer à sucessão no Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM- RJ), é alvo de três inquéritos no Supremo sobre supostos repasses de empreiteiras ao parlamentar. Os casos foram abertos com base em depoimentos de colaboradores das empreiteiras Odebrecht e OAS.

No nosso Quintal

Aqui na Bahia, temos um candidato que não só é alvo de investigações por atos de corrupção, como já se tornou réu, Lúcio Vieira Lima é candidatíssimo e conta com o apoio “silencioso” do prefeito Rodrigo Hagge. Embora o prefeito não tenha dito abertamente, o fato ficou evidênte, após o “evento” realizado na cidade para a entrega da usina de asfalto  “playmobil”

“Usina” que inclusive tem sido chamada de tapa buracos por membros do alto escalão do governo.

 

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Um comentário

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo