Política

Lula reúne multidão em Salvador e coloca força política da Bahia no centro da reta final

Caminhada entre Ondina e o Farol da Barra reuniu, segundo estimativa da organização, cerca de 200 mil pessoas ao lado de Lula e Jerônimo Rodrigues

A passagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva por Salvador, nesta terça-feira (29), marcou um dos maiores atos políticos da campanha eleitoral de 2026 na Bahia. A caminhada, que percorreu o trecho entre Ondina e o Farol da Barra, reuniu, segundo estimativa divulgada pela organização, mais de  200 mil pessoas. O número também foi registrado pelo A TARDE, que classificou o evento como o maior ato eleitoral de Lula no ano até aquele momento.

Ao lado de Lula estiveram o governador Jerônimo Rodrigues, candidato à reeleição, além de Rui Costa, Jaques Wagner, Otto Alencar e Geraldo Júnior. A mobilização ocupou a orla de Salvador e transformou a capital baiana em um dos principais palcos da reta final da eleição.

Mais do que o tamanho da caminhada, o ato recolocou Salvador no centro da disputa política estadual. A capital é estratégica para os dois principais grupos que disputam o Governo da Bahia, especialmente porque ACM Neto foi prefeito da cidade e mantém uma importante estrutura política no município.

O tamanho da mobilização acende o alerta vermelho para o grupo do ex-prefeito de Salvador, diante do crescimento político do governador Jerônimo Rodrigues na capital. O cenário pode tornar a disputa pela Prefeitura de Salvador em 2028 ainda mais acirrada, já que o grupo do governador promete lançar uma chapa competitiva para disputar o comando da capital baiana.

Salvador entra no radar de 2028

O ato também projeta uma disputa que vai além de 2026: a eleição para a Prefeitura de Salvador em 2028.

Lideranças do grupo governista já vêm tratando a capital como território estratégico. Em agosto, Lula chegou a desafiar Jerônimo a organizar um projeto para disputar a Prefeitura de Salvador e afirmou que participaria dessa articulação.

Ao mesmo tempo, o coordenador da campanha de Jerônimo, Adolpho Loyola, afirmou nesta terça-feira que o grupo pretende disputar espaço na capital, mas evitou antecipar oficialmente a eleição municipal. Segundo ele, a prioridade atual é a eleição de 2026.

Assim, a caminhada de Lula não deve ser lida como uma definição antecipada do resultado eleitoral em Salvador, mas como uma demonstração pública da capacidade de mobilização do grupo governista na capital. O tamanho do ato, somado à presença das principais lideranças políticas da base, mantém aberta uma disputa que poderá ter reflexos tanto no resultado de 2026 quanto na formação das alianças para 2028.

A eleição deste domingo, portanto, será também um importante termômetro para medir a força dos dois grupos políticos dentro de Salvador.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo