Parceria entre Sudesb, Ufba e Federação de Atletismo possibilitará reforma do Centro Esportivo de Ondina
A reforma da pista de atletismo do Complexo Esportivo e Educacional (CEE) da Universidade Federal da Bahia (Ufba), na capital baiana, com inserção de novos equipamentos e construção de vestiários, será possível graças a um Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural firmado entre a universidade, a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) e a Federação Baiana de Atletismo (FBA).
A celebração da assinatura do acordo ocorreu em reunião virtual realizada na última semana, com a participação do vice-reitor da Ufba, professor Paulo César Miguez de Oliveira; do secretário de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado, Davidson Magalhães; do diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, e do representante da FBA, Paulo Quadros.
Com a afirmação da ação, o vice-reitor Paulo Miguez entende que “o Estado, a Federação Baiana de Atletismo e o mundo dos esportes reconhecem a importância que essa casa [a Ufba] tem. Pois, num momento em que sofremos vários ataques, a melhor resistência é avançando e celebrando parcerias como essa”.
Nesse sentido, “o termo de cooperação tem uma simbologia grande, devido à importância da construção e revisão de equipamentos de esporte e lazer, com a instalação da pista de atletismo, totalmente custeada pelo Governo do Estado da Bahia”, disse Vicente Neto. “A parceria com o esporte universitário é importante para deixar um legado de incentivo e promoção ao esporte, neste momento em que as universidades enfrentam um estrangulamento financeiro”, acrescentou Davidson Magalhães.
Além de beneficiar a comunidade universitária, “este convênio é muito importante para o esporte baiano, em particular os praticantes de atletismo em Salvador, pois ganharemos um equipamento de primeiro padrão, que é inexistente em nossa cidade, no momento”, afirmou o chefe do CEE – que faz parte da Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil (Proae) – e coordenador do projeto, Mario Sergio Nascimento Silva. Por isso, o representante da FBA, Paulo Quadros, declarou que o acordo é motivo de “muito orgulho”.
Junto com a implementação de um novo piso sintético emborrachado e a construção de vestiários, haverá também a colocação de outros equipamentos para a prática de atletismo, como plataforma para lançamento de dardo, martelo, peso e disco, pista e caixa de salto à distância, acrescentou o responsável pelo CEE.
Além de servir para auxiliar na capacitação dos futuros profissionais de educação física em formação na universidade, o acordo técnico define que o objetivo da parceria para a reforma do CEE “é o desenvolvimento de projetos e atividades voltadas para a difusão da importância das práticas corporais/esporte para a prevenção de doenças e manutenção da qualidade de vida e da saúde, no âmbito das funções institucionais e acadêmico da Ufba que constituem a contrapartida da reforma da pista de atletismo do Complexo Esportivo da Ufba”.
Atividades em contrapartida
Pelo investimento que será realizado pelo Governo do Estado, o acordo prevê uma contrapartida da universidade, além da formação de futuros profissionais de educação física. Caberá à Sudesb, em parceria com a Ufba, a execução de projetos educacionais, paradesportivo, culturais e de lazer, voltados para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.
Além da comunidade interna da Ufba, devem ser beneficiadas algumas comunidades adjacentes ao entorno da universidade, como Calabar, Alto das Pombas e São Lázaro. As ações serão coordenadas e desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Esporte e Lazer (NEL) da Proae, que ficará responsável pela criação de escolas de iniciação esportivas em oito modalidades: atletismo, basquete, futsal, vôlei, handebol, futevôlei e vôlei de praia.
O convênio também permitirá a implantação de projetos e programas que terão o centro esportivo como campo de pesquisa, envolvendo estudantes do curso de educação física. Grupos do esporte universitário utilizarão as dependências do CEE para realizar e desenvolver os treinamentos das equipes que representam a Ufba em competições locais, regionais e nacionais, todas elas acompanhadas pelo Núcleo de Esporte e Lazer da Proae.
O CEE da Ufba está localizado na Avenida Oceânica, em Ondina, Salvador, e foi construído no final da década de 1970, com o objetivo de servir como espaço para a aplicação da legislação que, em 1971, tornou a educação física disciplina obrigatória nos três níveis de ensino.