As temperaturas altas do verão já se avizinham, trazendo de arrasto o calor dos tambores e das cores em um leque de atrações que contempla festas populares, ensaios e folias afins. A proposta é entreter baianos e turistas sob diversas bandeiras, tendo Salvador como epicentro da festa. Como grandes torres que sustentam os muros da folia, a capital baiana traz a segunda edição do maior Réveillon do país, com os cinco dias do Festival Virada Salvador, e a tradição do Carnaval.
No meio disso, destaque para os festejos de cunho religioso: Boa Viagem, Bom Jesus dos Navegantes, Reis, Lapinha, Bonfim, Ribeira, São Lázaro, Iemanjá e Itapuã. Além disso, há lugar também para o culto ao profano, com as festas pré-carnavalescas do Furdunço e Fuzuê.
Um dos eventos mais esperados do verão soteropolitano é o Pelourinho Dia & Noite, que em 2018 contou com um público de 14.360 pessoas para prestigiar os 64 eventos coordenados pelo Escritório de Gestão do Centro Histórico, vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). A programação englobou ensaios, concertos, Circuito Jorge Amado, chulas, Viradão do Samba, Cinema na Praça e República dos Tambores, movimentando cerca de 350 artistas e fazendo pulsar o Centro Antigo de Salvador. A edição 2019 está em fase final de elaboração e será anunciada em breve pela Prefeitura.
Viver Barra – Durante os finais de semana dos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, as ruas da Barra estarão repletas de música, com as dezenas de atrações do Viver Barra. Já na quarta edição, o projeto contempla artistas de estilos alternativos como salsa, jazz e MPB, entre outros, interagindo com passantes, banhistas e turistas que têm o bairro como um polo de entretenimento.
Os nomes das bandas e artistas que vão se apresentar na Barra durante a nova temporada do Viver Barra serão anunciadas em breve, pela Empresa Salvador Turismo (Saltur). As datas confirmadas até o momento são os dias 14 e 21 de dezembro; e 4, 11,18 e 25 de janeiro; além do dia 1º de fevereiro.
Ensaios – Já tradicionais da folia pré-carnavalesca de Salvador, os ensaios de verão comandados pelos principais grupos musicais baianos dão o tom da festa de Momo, faltando poucas semanas para a festa tomar as ruas da cidade. Dentre os eventos que mais repercutem no período, destacam-se a Melhor Segunda-Feira do Mundo, comandada pelo grupo Harmonia do Samba e que acontecem nos dias 7, 14, 21 e 28 de janeiro e 11 de fevereiro, no Wet’n Wild.
O Festival de Verão Salvador movimenta a Arena Fonte Nova nos dias 8 e 9 de dezembro. Também vale destacar o Festival de Música Negra do Ilê Aiyê, no dia 16 de dezembro, na Senzala do Barro Preto. O evento intitulado Jingle Bell ocorre em 23 de dezembro, na Pupileira, sob o comando de Bell Marques.
Durante todas as sextas de janeiro e a primeira sexta de fevereiro de 2019, o “gigante” Léo Santana realiza o Baile da Santinha, no Wet’n Wild. Um dos grupos mais badalados do verão soteropolitano, Mudei de Nome – ex-Alavontê -, comanda o Sexta que é Sexta, que chacoalha as paredes do hotel Othon, em Ondina, nos dias 7, 22 e 31 de dezembro, 4, 18 e 26 de janeiro, 1º e 15 de fevereiro de 2019.