Obra de macrodrenagem no canal do Trobogy será concluída em dezembro

Para solucionar um sério problema de alagamento na região da Avenida Luís Viana Filho (Paralela) e de bairros próximos, a Prefeitura está executando uma grande obra de macrodrenagem no canal do Trobogy, requalificação e dragagem dos rios Trobogy e Passa Vaca e escoamento de água da lagoa da Paralela. A intervenção foi contemplada por convênio firmado com o Ministério das Cidades e teve investimento de R$ 94,4 milhões. Realizada sob a coordenação da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) a previsão é de que a obra seja concluída em dezembro.

Uma das principais causas de alagamento da Avenida Luiz Viana – a lagoa da Paralela, que fica na altura do Bairro da Paz sentido Rodoviária –, passou a contar com um vertedouro para escoamento do excesso de água, em dias chuvosos, para o Rio Trobogy. Além disso, o Baixo Trobogy foi totalmente requalificado após passar por dragagem, reconstrução dos leitos e correção da declividade. Com isso, reduziu-se o risco de assoreamento dessa importante bacia hidrográfica de Salvador.

Outras ações realizadas foram a recuperação da mata ciliar do rio Trobogy, com plantio de árvores nativas nas margens; revestimento da calha do canal e do rio Passa Vaca; construção de pontilhão sobre o rio Passa Vaca; recuperação da pavimentação na Avenida Tamburugy e implantação de microdrenagem nesta mesma via, bem como revitalização do espelho d’água e construção da barragem na lagoa do Vale Encantado, em Patamares. O conjunto de intervenções previne ainda o risco de doenças infecciosas, pelo contato com a água poluída que transbordava.

“É uma obra importante de macrodrenagem e de pavimentação do entorno. O reparo teve início na Paralela. Toda vez que chovia, a lagoa transbordava e alagava a via, causando transtornos. Esta foi uma obra de eficiência tanto para a mobilidade, como para a macrodrenagem de toda a região”, afirmou o titular da Seinfra, Almir Melo.

Com informações da Assessoria.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

Close
%d blogueiros gostam disto: