Cidades

Povo de Santo protesta na porta do Disep após terreiro ser destruído Vitória da Conquista-BA

 

Ocorreu nesta quinta-feira (05/01) um protesto na porta do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) de Vitória da Conquista-BA após a depredação do Terreiro de Xangô, casa do Pai de Santo Lucas de Xangô, no bairro Vila Elisa, em Vitória da Conquista, ter sido registrada pela polícia do município como caso de dano, enquanto a vítima alega intolerância e racismo religioso. O protesto reuniu adeptos da religião, lideranças religiosas, representações políticas e da OAB.

No primeiro dia do ano de 2023, ao voltar para casa, o babalorixá se deparou com todos os objetos referentes ao culto religioso quebrados. O principal suspeito do crime, um vizinho do Terreiro de Xangô, foi ouvido e liberado, o que causou a revolta de parte da sociedade, principalmente após ele ter assumido o crime de racismo religioso, ao dizer que a religião de matriz africana era “coisa do demônio” e, mesmo assim, ter sido enquadrado como dano ao patrimônio.

<

p style=”text-align: justify;”>Munidos de cartazes, faixas e toques de tambor, o povo de santo e simpatizantes clamaram por justiça. O advogado e vereador Alexandre Xandó (PT) e membros do Conselho de Promoção de Igualdade Racial e da Comissão de Direitos Humanos e Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) disponibilizaram apoio jurídico.

Mostrar Mais

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo